A liderança de Chakall, que já se verificava em 2010, foi reforçada este ano com um aumento de quase sete pontos percentuais (de 78% para 84.8%).

A recolha da informação (de 21 a 24 de novembro de 2011), a cargo da Marktest para a Brandstory, uma empresa de consultoria em Marketing, decorreu via Internet, através de um questionário estruturado.

No estudo desenvolvido, a segunda posição é atribuída ao Chefe Henrique Sá Pessoa que também viu o seu índice de notoriedade crescer no último ano. “As pessoas privilegiam autenticidade. O Henrique foi o rosto de algumas campanhas e isso beneficiou-o”, acrescenta José Borralho, CEO da Brandstory.

“Não é novidade nenhuma que os chefes são as novas pop stars, por isso impõe-se que saiam da cozinha e se mostrem. Hoje, um chefe é um líder de opinião e tem um mundo de oportunidades para explorar, por isso a cozinha é “pouco” para quem se quer destacar”, refere José Borralho.

Para o consultor, Chakall percebeu isso mesmo há muitos anos, por isso, este é o resultado natural do carisma e do trabalho multidisciplinar que o chefe tem vindo a desenvolver no nosso mercado, do catering aos restaurantes, dos livros aos programas de TV. O sucesso de Chakall “está na autenticidade do próprio e na forma como se relaciona com as pessoas, é uma força da natureza”, sublinha. Daí que o resultado deste estudo não o tenha surpreendido.

Ainda nas cinco primeiras posições da tabela de notoriedade figuram os chefes Silva (3º), Vítor Sobral (4º) e a chefe Justa Nobre (5º).

“Este estudo serve, sobretudo, para perceber que chefes se têm destacado e as necessidades de um trabalho de imagem que muitos deles necessitam, uns para reabilitar a sua imagem, outros para criá-la. Mesmo para os que mantêm espaços comerciais abertos é necessário ter a noção de que a sua imagem pública é fundamental para o sucesso dos seus negócios”, salienta José Borralho.

O universo em estudo é constituído por internautas de ambos os sexos, com idade compreendida entre os 25 e os 54 anos residentes nas regiões Marktest da Grande Lisboa e Grande Porto. A amostra é constituída por 250 entrevistas estratificadas por região com uma distribuição proporcional ao universo, considerando as variáveis género e idade.

Fica a tabela completa:

1ºChefe Chakall 
2ª Chefe Henrique Sá Pessoa
3º Chefe Silva
4º Chefe Vítor Sobral
5º Chefe Justa Nobre
6º Chefe Michel
7º Chefe José Avillez
8º Chefe Hélio Loureiro
9º Chefe Olivier
10º Chefe José Cordeiro
11º Chefe Hernâni Ermida
12º Chefe Filipa Vacondeus
13º Chefe Ljubomir Stanisic
14º Chefe Rui Paula
15º Chefe Luís Baena
16º Chefe Maria de Lourdes Modesto
17º Chefe Luís Suspiro
18º Chefe Augusto Gemelli
19º Chefe Mafalda Pinto Leite
20º Chefe Carlos Capote