O programa tem início às 10h00, com uma visita premium às caves da Real Companhia Velha, situadas na Rua Azevedo de Magalhães, n.º 314. Com guia, esta experiência inicia-se com a projeção de um vídeo sobre a história da Real Companhia Velha e o processo de elaboração do vinho do Porto, desde o Douro até Vila Nova de Gaia.

A visita prossegue pelo armazém principal de envelhecimento, passa pelo Museu Vintage e termina com a degustação de quatro vinhos do Porto – Extra Dry White; Late Bottled Vintage (LBV); Carvalhas Reserva Tawny; e Tawny 20 Anos. É nestas Caves que a Real Companhia Velha armazena uma ampla seleção de vinhos do Porto Tawny e também a garrafeira particular da família Silva Reis. Um local repleto de cascos, tonéis e balseiros de madeiras nobres, onde o vinho repousa e envelhece durante anos, décadas e até séculos.

Caves, museu e almoço, um trio de experiências em torno do vinho do Porto para “saborear” Vila Nova de Gaia 
Real Companhia Velha

O segundo momento deste trio tem lugar já no cais de Gaia, de frente para a zona ribeirinha do Porto. É aí, na Alameda da Rua Serpa Pinto, n.º 44B, que se situa o centro de visitas 17.56 Museu & Enoteca da Real Companhia Velha. A visita ao Museu da 1.ª Demarcação tem início às 11h30 e duração de cerca de uma hora. O facto de ser um museu interativo permite ao visitante caminhar ao seu ritmo, terminando na loja, onde pode ficar a conhecer a vasta oferta vínica da Companhia. Neste museu é descrita a história da primeira região demarcada do mundo e da Real Companhia Velha – criadas em uníssono –, através de documentos objetos, pertencentes ao espólio da empresa, reunido e preservado ao longo de mais de 260 anos.

Caves, museu e almoço, um trio de experiências em torno do vinho do Porto para “saborear” Vila Nova de Gaia 
Real Companhia Velha

Já na Enoteca 17.56, um espaço amplo, com restaurante, duas salas privadas e um terraço panorâmico, com vista para o Porto antigo, o almoço inicia-se com um Porto Tónico como aperitivo e inclui entrada, prato e sobremesa, para além do couvert – onde é possível degustar o azeite virgem extra da Quinta dos Aciprestes. Como entrada pode optar por Presunto Pata Negra ou Burrata com tomate coração-de-boi, esta opção a pensar nos vegetarianos, que no prato principal têm Arroz de espargos e manjericão, ao qual se junta, como opções deste menu, o Bacalhau à Romando ou o Bife à Enoteca, acompanhados por Evel branco e tinto. À sobremesa, Mini escangalhado e um Porto Quinta das Carvalhas Reserva Tawny.

O programa “Real Companhia Velha – Trio de Experiências em Vila Nova de Gaia” está disponível de terça-feira a sábado e tem um valor de 68 euros por pessoa. A marcação é obrigatória e é feita junto do departamento de turismo da Real Companhia Velha, através dos contactos 223 775 194 ou turismo@realcompanhiavelha.pt

Um bocadinho de gossip por dia, nem sabe o bem que lhe fazia.

Subscreva a newsletter do SAPO Lifestyle.

Os temas mais inspiradores e atuais!

Ative as notificações do SAPO Lifestyle.

Não perca as últimas tendências!

Siga o SAPO nas redes sociais. Use a #SAPOlifestyle nas suas publicações.