Mudam os tempos, alteram-se os usos e os hábitos. Uma frase gasta mas que, como todos os lugares comuns, é um bom bordão para apoiarmos algumas evidências. Esta, a constatação de que ir ao mercado deixou o campo exclusivo do cesto abastecido de legumes, frutas, peixes e carnes. Hoje, visitar o mercado também pode significar uma experiência gastronómica. Os conceitos diversificam-se e tentam chegar a todos os gostos e estilos de vida.

Um bom exemplo de qualificação das antigas praças é o renovado Mercado da Vila, em Cascais. Aqui é justo dizer-se, “vou comer ao mercado”. Até mesmo acrescentar, “vou tomar o meu pequeno-almoço ao mercado”. É esta a proposta do espaço “Local – Your Healthy Kitchen” e da sua anfitriã, proprietária, mentora e criadora. Maria Gray torna extensível à primeira refeição do dia o conceito que, desde novembro de 2015, impregna a ementa diária do restaurante que gere. Sinteticamente: comida saudável, com recurso a ingredientes frescos, na sua maioria biológicos. O mesmo significa dizer que quem procura comida calórica, processada, açúcares refinados, ementas uniformizadas, não os encontra neste restaurante com capacidade para acolher 50 comensais, somados os lugares da sala e da esplanada.

Garantida têm os visitantes uma carta que, sem radicalismos (amigos do glúten estão convidados a entrar, assim como não estão proibidas propostas com lactose), decorre da necessidade que Maria sente de expressar à mesa a mudança que empreendeu na sua vida. Diz-nos a empresária: “em diferentes momentos fiz várias dietas e não me sentia bem. Comecei, então, a interessar-me por alimentação saudável e aprofundei”. Estava dado o primeiro passo para uma cozinha substanciada nas viagens, nas leituras, na experimentação de novos ingredientes. Uma cozinha que comunga do vegetarianismo, macrobiótico, ou veganismo, mais que também inclui proteína animal, embora o enfoque primeiro recaia sobre a proteína vegetal.

Cascais: Um senhor pequeno-almoço servido no Mercado

Ano e meio volvidos, encontramos uma carta amadurecida neste Local - – Your Healthy Kitchen, um espaço que se espraiou desde Cascais, para uma segunda base, agora no novo food court de Lisboa, o Palácio Chiado (Rua do Alecrim). Ponto assente é a ementa volante, ao sabor das estações, dos ingredientes do dia, da inspiração de Maria, responsável por todas as propostas apresentadas e pelo contato com os fornecedores, “seja os vendedores do mercado, os cereais integrais da Provida, os produtos biológicos da Quinta do Molha Pão, as infusões da Terra Preta”, como nos explica.

É na esplanada do Local, espaço instalado no primeiro piso deste Mercado da Vila, que nos preparamos para provar algumas das propostas do pequeno-almoço. Maria acompanha-nos à mesa sempre pronta para os devidos esclarecimentos. Temos como ponto assente ser uma refeição que respeita as regras primeiras de comida para a abertura do dia. Diversa, equilibrada, saudável, sem deixar de ser saciante. Tem fruta fresca e frutos secos? Tem pão? Tem produtos lácteos? Tem cereais? Sim, tem tudo isto. Acresce que junta os ingredientes de forma saborosa e apelativa e que nos oferece argumentos suficientes para, a cada visita ao Local, escolhermos uma combinação diferente.

Cascais: Um senhor pequeno-almoço servido no Mercado

Peguemos, então, na colher, aconchegando-a nas papas de aveia com leite vegetal, frutos silvestres e amêndoas torradas (e como é agradável aquele crocante do fruto seco) – 4,00 euros. A acompanhar, um pão de centeio com abacate esmagado e polvilhado com chilli (refrescante) – 3,50 euros - e um pão biológico sem trigo ou sem glúten com manteiga de amêndoa caseira (esta última de travo e textura suaves. Tão diferente de congéneres industriais) -3,50 euros-. Para completar, uma salada de frutas Local com iogurte grego e pistachio (nada de doce desnecessário no iogurte) – 3,20 euros). Transversal a toda a refeição, um chá de hortelã biológica – 1,50 euros -.

Como se vê, sem bolos, croissants, manteigas ou snacks. A carta apresenta sempre dez opções, variando ao longo da semana e que incluem papas de aveia com leite vegetal, maçã, nozes e canela – 4,00 euros-; um pão de centeio com ricotta e microleaves -3,50 euros-; uma granola de frutos secos com leite ou iogurte à escolha -3,80 euros-; uma tosta de salmão fumado, rúcula e ricotta em pão de cereais – 4,75 euros-.

Cascais: Um senhor pequeno-almoço servido no Mercado

Um pequeno-almoço que convida a uma refeição mais encorpada, por exemplo ao almoço. Neste caso com a possibilidade de compor a refeição em função da ementa. Uma estratégia interessante casando a entrada (ex. tzatziki com triângulos de pita) e/ou sopa (de meloa, pepino e hortelã) com a health bowl do dia, que combina em diferentes porções legumes, hidratos de carbono e proteína (ex. Salada grega com ovo em pickle feta, azeitonas, pimentos, tomate e pepino), a proteína do dia (por exemplo, salmão, bacalhau, frango), o acompanhamento (em três versões – Local, Energy ou Misto). Neste último caso encontramos os legumes asiáticos ou os noodles de ovo.

Também para anotar: este Local - – Your Healthy Kitchen tem serviço de take away e aceita encomendas via site. Quem quiser espreitar as novidades do dia pode acompanhar as ementas no perfil de Facebook.

Local - – Your Healthy Kitchen

Mercado da Vila de Cascais, Rua Padre Moisés da Silva, loja 13

Jorge Andrade

Um bocadinho de gossip por dia, nem sabe o bem que lhe fazia.

Subscreva a newsletter do SAPO Lifestyle.

Os temas mais inspiradores e atuais!

Ative as notificações do SAPO Lifestyle.

Não perca as últimas tendências!

Siga o SAPO nas redes sociais. Use a #SAPOlifestyle nas suas publicações.