Veja aqui o vídeo da Isto Faz-se com Joceline Medina.

Joceline Medina

Que bolos utilizar…

Para fazermos estes cake pops podemos utilizar qualquer receita de bolo, de um simples pão-de-ló, da junção de aparas de bolo de vários sabores ou de um rico bolo de chocolate… no fundo qualquer bolo é o bolo certo!

 

Que recheios utilizar…

A combinação bolo/recheio pode também ficar um pouco ao critério de quem consome os cake pops… na realidade, qualquer creme que torne a mistura bolo/recheio numa “pasta” moldável pode ser utilizado.

Nas nossas diversas tentativas utilizamos os mais variados recheios, como:

-Buttercream de baunilha

-Buttercream de chocolate

- Compotas de diversos sabores (uma das preferidas é a compota de frutos vermelhos com bolo de chocolate)

- Ganache de chocolate preto ou branco

- Leite condensado (neste caso preferimos o normal)

A ter em conta que, se utilizarmos um bolo com um alto teor de gordura, devemos evitar os recheios também com gordura, pois corremos o risco dos cake pops “chorarem” pequenas gotas de gordura. Nestes casos é preferível utilizar um recheio como o leite condensado ou uma compota.

 

Como Fazer…

Os cake pops devem de ter entre 20g a 25g. Não devem ter mais de 30g, pois tornam-se muito pesados e corremos o risco de não se aguentarem no pau de chupa…

Assim, precisamos de cerca de 300g de bolo, para fazer cerca de 12 cake pops.

 

1ª etapa: triturar ou desfazer o bolo.

Este processo pode ser manual, partindo em migalhas o bolo, ou podemos utilizar uma picadora elétrica e reduzir o bolo a migalhas.

 

2ª etapa: 150g de recheio.

Vamos misturar muito bem, com a ajuda de uma colher, ou à mão, as migalhas de bolo com o recheio, fazendo uma pasta maleável.

 

3ª etapa: pesar, ou medir as bolas para os cake pops.

Podemos utilizar uma colher medida ou uma balança para esta etapa. Se optar pela balança, deve pesar 30g de bolo, transformar em bola e vai ter assim, a sua referência, sendo depois muito fácil de fazer todas as bolas de tamanhos idênticos.

No caso de utilizar uma colher medida, esta deve de ser a tablespoon, ou colher de sopa.

Há, atualmente, moldes que também pode utilizar na confeção dos seus cake pops, nesse caso, a medida é exata, e o resultado final muito bonito e perfeito.

 

4ª etapa: colar o pau de chupa ao cake pop

Esta é uma etapa fundamental no sucesso dos cake pops e pode fazer de duas maneiras:

- Depois de moldadas, as bolas vão ao frigorífico durante cerca de 15 minutos a compactar e arrefecer. Passado este tempo, passe o pau de chupa pelo chocolate e insira no cake pop até meio. Reserve até que o chocolate solidifique e cole o pau de chupa à bola. Só depois de bem colado é que p

ode passar à fase seguinte.

- Depois de moldadas as bolas, faça um buraco com o pau de chupa e leve ao frigorífico durante cerca de 15 minutos. Passado este tempo, coloque chocolate em sacos de pasteleiro e preencha todo o buraco colocando logo de seguida o pau de chupa. Deixe solidificar. Também nesta alternativa, só podemos passar à fase seguinte depois do chocolate bem solidificado, garantindo que o pau de chupa fica bem colado.

 

5ª etapa: cobrir os cake pops com chocolate

Existem vários tipos de chocolates para cobrir os cake pops, no entanto o chocolate mais fácil de trabalhar é o chocolate de cobertura, que encontra facilmente nas lojas da especialidade.

É essencial certificar-se que tem chocolate suficiente para cobrir por completo a bola, bem como o recipiente, que deve ter profundidade que o pe

cake pops

rmita. Sem isto, os cake pops vão ficar com um aspeto irregular e imperfeito.

Comece, então, por mergulhar o cake pop no chocolate, de seguida retire e vá rolando o pau de chupa na sua mão, de forma a que o excesso do chocolate vá caindo para o recipiente sem que deforme o cake pop. Se sentir necessidade, pode repetir este processo, no entanto deve ter em conta que irá dar mais peso ao cake pop.

Poderá ter necessidade de dar uma “pancadinha” para ajudar as gotas de chocolate em excesso a soltarem-se… neste caso, deve de dar palmadinhas na mão que segura o pau de chupa e nunca com o pau de chupa direto na taça pois irá fragilizar a zona de cola do cake pop.

Finalmente coloque o cake pop virado para cima, a secar. Para este fim, pode utilizar uma base de esferovite previamente furada.

 

6ª etapa: decorar os cake pops

Chega finalmente a etapa que irá dar vida a todo este processo, a decoração.

Todas as decorações devem de ser previamente preparadas, pois o chocolate seca muito rápido e caso não esteja preparado, terá depois muito mais trabalho a decorar os cake pops com ajuda de chocolate líquido.

Para a decoração pode utilizar simplesmente missangas coloridas, pepitas de chocolate coloridas, purpurinas, pasta de açúcar, ou açúcar cristal colorido. Só tem de dar asas à sua imaginação.

Um bocadinho de gossip por dia, nem sabe o bem que lhe fazia.

Subscreva a newsletter do SAPO Lifestyle.

Os temas mais inspiradores e atuais!

Ative as notificações do SAPO Lifestyle.

Não perca as últimas tendências!

Siga o SAPO nas redes sociais. Use a #SAPOlifestyle nas suas publicações.