Portugal é conhecido por ser um dos países onde o café é mais apreciado. De acordo com a Associação Industrial e Comercial do Café (AICC), cada português consome, anualmente, mais de cinco quilos de café.
“No entanto, fazemo-lo quase sempre no formato espresso e esta será uma das razões para que Portugal não esteja na lista dos 20 países maiores consumidores de café”, afirma Cláudia Pimentel, Secretária-Geral da AICC.
De facto, os países que ocupam os primeiros lugares nesta tabela, consomem café nos mais variados formatos e geralmente em bebidas de grande formato. O topo da tabela é ocupado pela Finlândia que regista 12 quilos de café per capita ao ano, número também justificado pelas baixas temperaturas do país, que os residentes tentam combater com a ingestão de bebidas quentes como o café.
Ainda assim, a responsável relembra que “Portugal não pode ser desassociado da história nem do mercado do café, não só por ter desempenhado um papel importantíssimo na sua difusão pelo mundo, mas porque tem registado uma evolução muito positiva quer ao nível das exportações, tanto em quantidade como em valor, quer no mercado interno”.
Para dar mostra da importância do café na nossa cultura a AICC, acaba de publicar o livro a “Portuguese Coffee – A Blend of Stories” no qual está registada a importância de Portugal no mundo do café e alguns mitos e factos do café na saúde, entre muitos outros temas.
Um título que pretende, simultaneamente, dar ferramentas ao consumidor que lhe permitam conhecer melhor o seu café, de modo a este seja mais exigente com o seu espresso e a forma como este lhe é servido, bem como, proporcionar-lhe novos momentos e experiências com o café.
Antecipando o calendário, a AICC anunciou ainda a realização do Lisbon Coffee Fest, em março de 2019. Um evento para profissionais e consumidores em geral dedicado inteiramente ao café. Durante o festival irá também decorrer a final do 6º Concurso Nacional de Baristas que irá eleger o representante de Portugal no Concurso Internacional.
Comentários