Com a certeza de que teremos uma Páscoa diferente este 2020, sem o conforto das reuniões alargadas de família, serve-nos de algum consolo saber que a mesa pode não perder os sabores tradicionais.

Para além dos muitos serviços de entrega de mercearias ao domicílio, como noticiamos, aqui, e de uma alargada oferta de garrafeiras online, há iniciativas de entrega de cozinha com sabor pascal, com ementas e pratos da época.

Isto caso a opção não passe por efetuar a encomenda dos bens alimentares necessários para confecionar o cabrito, borrego, sobremesas que compõem o elenco de Páscoa. Nesse caso, sugerimos-lhe que consulte as restrições e prazos estimados para as entregas a partir dos supermercados online.

JNcQUOI at Home entrega em casa os pratos para esta Páscoa

O JNcQUOI at Home, o recente serviço de entrega ao domicílio do grupo Amorim Luxury, apresenta um menu exclusivo para o período da Páscoa, com algum toque de excentricidade da marca. As propostas chegam com a assinatura do chefes de cozinha António Bóia e Mário Esteves.

Como entrada, os chefes sugerem Presunto Maldonado, mariscada para duas pessoas (camarão, lavagante e recheio de sapateira) e lombo de lavagante frio com maionese. Segue-se o prato de peixe, um caril verde de lavagante, e medalhões de novilho com morilles e paletilha como pratos de carne.

Para sobremesa, a sugestão dos chefes recai sobre o folar doce, arroz doce e pão de ló de Ovar.

As encomendas podem ser feitas por telefone 219 369 900 ou e-mail athome@jncquoi.com. As entregas na Grande Lisboa são gratuitas.

 JNcQUOI at Home entrega em casa os pratos para esta Páscoa
Medalhões de novilho com morille. créditos: JNcQUOI

Porto Palácio Hotel com almoço de Páscoa em take away

Cabrito assado no forno, barriga de leitão assada, bacalhau com crosta de broa de milho e azeitona, lampreia de ovos, papos de anjo com frutos vermelhos, pudim de ovos e o pão de ló húmido, estão entre os muitos sabores pascais que o Porto Palácio Hotel disponibiliza para o tradicional almoço de Páscoa em regime de take away. No domingo de Páscoa, 12 de abril, até ao meio-dia, os levantamentos podem ser feitos no HUB Gastrobar. O pagamento é efectuado na recepção do hotel por contactless via telemóvel ou cartão.

As encomendas devem ser efetuadas até 72 horas antes com agendamento do horário de levantamento através do e-mail geral@portopalaciohotel.pt ou por telefone 226 086 600.

Rei dos Leitões com take away e entregas ao domicílio

A dupla Licínia Ferreira e António Paulo Rodrigues, responsáveis pela casa Rei dos Leitões, na Mealhada, estão a servir em regime de take away e com entregas ao domicílio, não só comida, mas também vinho. A casa conta com uma garrafeira com mais de três mil referências.

De entre uma carta com 21 opções, composta por entradas, massa, peixe, marisco, carne e sobremesas, os pedidos são feitos por telefone (968 123 084) ou e-mail reidosleitoes@reidosleitoes.com.pt. Um elenco onde não falta o Leitão à Bairrada, mas também as lulinhas fritas, o polvo à lagareiro, o bacalhau no forno, o arroz do Mondego e gambas, o lombinho de vitela grelhado.

Situado no número 17 da Avenida da Restauração, na Mealhada, o Rei dos Leitões serve em regime de take away e faz entregas de Norte a Sul do país, entre as 12h00 e as 19h00, com exceção de terça-feira à tarde e quarta-feira todo o dia. As entregas são gratuitas num raio de 10 quilómetros, ou até 30, quando a encomenda tem um valor acima dos 100 euros.

Rei dos Leitões é o
créditos: Rei dos Leitões

Para a Páscoa, Santini sugere bolos de gelado

Para a semana que antecede a Páscoa, a Santini disponibiliza 16 sabores da época para que possamos incluir três em camadas nos bolos de gelado. Os sabores sugeridos são: avelã, morango, caramelo, chocolate, coco, marabunta, moka, baunilha, nata, torrone, framboesa, limão, manga, maracujá, mirtilo e ainda crumble de ananás. Para finalizar, há a sugestão de quatro coberturas: cacau em pó, pedaços de chocolate, doce de frutos do bosque e amêndoa torrada triturada

Os bolos que são entregues diretamente pela Santini, têm de ser encomendados com um mínimo de três dias de antecedência e têm um custo de 35 euros (entregas às terças e às sextas-feiras), com entregas estão nos concelhos de Lisboa, Oeiras, Cascais, Sintra, Odivelas e Amadora.

Para realizar o pedido é apenas necessário enviar um email para a marca – geral@santini.pt – com os sabores e cobertura pretendidos. Os pagamentos podem ser feitos por MB Way ou transferência bancária.

santini
créditos: Santini

Entregas de cabrito porta a porta

Com a queda abrupta na venda dos clássicos à mesa nesta época do ano, como o cabrito e o queijo e face aos constrangimentos associados ao encerramento de restaurantes e estabelecimentos de venda de carne, a Associação Nacional de Caprinicultores da Raça Serrana (ANCRA), sediada em Mirandela, aceita a encomenda direta de Cabritos Serranos inteiros ou metades. Os pedidos são extensíveis ao Queijo de Cabra Transmontano. Ambos são Denominação de Origem Protegida e, habitualmente, com grande procura regional e nacional.

“Os pedidos, através do e-mail fernando.pintor@ancras.pt, devem ser efetuados até ao próximo domingo, 5 de abril. As entregas são feitas em todo o país, na semana de 6 a 10 de abril. O comprador só paga depois da entrega. O preço por quilo orça os 11,95 euros por kg. Trata-se de cabritos serranos, pequenos, cerca de 6 kg”, informa a ANCRA.

Com uma Páscoa diferente, venda de cabrito cai a pique. Associação transmontana entrega-o porta a porta
créditos: Lifestyle

Menus por encomenda nas lojas Pingo Doce

Cabritinho assado com batatinhas, tarte de pernil, merenda de bacalhau, gratinado de couves com queijo mozzarella, arroz doce, pudim de ovos, estão entre as muitas opções de pratos incluídos nos menus que as lojas Pingo Doce sugerem o período pascal. Isto com encomenda online e para levantar na loja escolhida em regime de take away.

Um serviço que se rege por algumas regras, nomeadamente a encomenda limite de cinco unidades por prato.

 O “chef em casa” deixa à porta os pratos para a  mesa de Páscoa

Com uma comunidade de chefes de cozinha de norte a sul de Portugal, a Supper Stars propõe entregar refeições feitas à medida das necessidades, preferências e restrições alimentares de cada cliente.

A poucos dias da Páscoa, a empresa lançou o novo serviço. Com as devidas precauções, os chefes irão preparar e entregar ao domicílio os pratos da época. Entre as sugestões, encontramos o creme aveludado de camarão ou a terrine de aves com salada; seguido de um carré de borrego com crosta de ervas e puré de batata, ou o cabrito assado aromatizado com alecrim, batatinhas assadas e esparregado de espinafres;finalizando com o pudim de ovos caseiro ou com o ovo de Páscoa recheado.

“As refeições caseiras com toque de chefe podem ser encomendadas através da página de contactos no site da Supper Stars, seja para o próprio, ou para serem entregues aos filhos ou aos pais caso se pretenda prestar a melhor assistência possível à família mantendo-se a distância”, informa-nos a empresa em comunicado.

Há várias opções de preço: “Introdução” (15 euros por pessoa), “Essência” (25 euros por pessoa) e “Assinatura” (35 euros por pessoa), incluindo sopa ou entrada, e prato principal, com um pedido mínimo para quatro pessoas.

Os chefes poderão também preparar sobremesas a partir de 25 euros por pessoa (seis a oito porções).

Adicionalmente, os chefes estão disponíveis para entregar refeições para vários dias, assim como para desenhar um plano de refeições para a semana à medida de quaisquer necessidades e preferências.

As Entregas fazem-se de norte a sul do país e recomenda-se que as encomendas se façam com 48 horas de antecedência. O pagamento faz-se por transferência bancária ou referência multibanco.

Com o chefe Tanka, quatro propostas de cabazes de Páscoa

Os quatro restaurantes do chefe de cozinha Tanka Sapkota (Come Prima, Forno d’ Oro, Il Mercato e Casa Nepalesa) têm cada um uma sugestão diferente para esta Páscoa. O “Cabaz de Páscoa” do Il Mercato (64,80 euros), a “Degustação de Páscoa” do Come Prima (89,90 euros), a “Páscoa Forno d’ Oro” (69,90 euros) e a “Páscoa Nepalesa” (84,90 euros) são as várias propostas. De notar que estes valores são os da Uber Eats, tendo o take away 15% de desconto.

Entre os muitos pratos que encontramos nas quatro sugestões, refiram-se as diferentes pizzas (Presunto de porco preto de bolota, Margherita DOP, Diavola e Alcachofras, cogumelos frescos e presunto de Parma), o risoto com funghi porcini e trufa preta, o ragu para quatro pessoas (carne de cabrito transmontano certificado, cozinhado lentamente, com tomate e ervas frescas), o cabrito transmontano certificado com espargos verdes frescos e molho de caril tradicional, ou as gambas selvagens de Moçambique, com coco, natas e aroma de especiarias. Não faltam sobremesas como o tiramisu e a panacota.

Já a pasta fresca pode ser finalizada em casa seguindo a receita do chefe (incluída no cabaz).

Os contactos para encomenda são os seguintes: Tel. Come Prima: 213 902 457; Tel. Forno d’ Oro: 213 879 944; Tel. Casa Nepalesa: 217 979 797; Tel. Il Mercato: 211 930 941.

tanka

Mais de cem queijos portugueses no site do El Corte Inglés

O El Corte Inglés prepara uma campanha especial de queijos nacionais, a partir de 6 de abril, acessível no supermercado online.

“Neste momento já estão confirmadas mais de cem diferentes qualidades de queijos tradicionais portugueses que abrangem todo o continente e ilhas, provenientes de meia centena de produtores”, refere a cadeia espanhola.

O El Corte Inglés “está também a ponderar a criação de outras campanhas que visam apoiar os pequenos produtores e a gastronomia tradicional portuguesa”.

Os queijos de Portugal vão ao polígrafo. Quem sabe distinguir um Serpa de um Terrincho?
créditos: Lifestyle

Cabrito assado entre as sugestões da bbGourmet

A bbGourmet sugere online pratos com sabor pascal, como o cabrito assado, a vitela assada, bola de carne, o lombo de bacalhau, mas também sobremesas (pão de ló cremoso e castanhas de ovos) e vinhos.

Face à encomenda online, as entregas fazem-se ao domicílio, das 11h00 às 23h00. O valor mínimo da encomenda orça os 10 euros, mais o preço da entrega. As encomendas também podem ser levantadas em regime de take away nos restaurantes localizados no Porto.

Chocolatíssimo e Folar na Padaria Portuguesa

Padaria Portuguesa reabilita para esta Páscoa um dos bolos icónicos da casa, o chocolatíssimo, assim como o pão de ló húmido e o folar (este último disponível a partir de 9 de abril), com o preço de 9,99 euros. As encomendas podem ser efetuadas no site da marca, para levantar na loja após 30 minutos. Paralelamente, há pedidos via plataformas Glovo ou Uber Eats.

Cabazes de vinhos para harmonizarem com as receitas da Páscoa

A OnWine Megastore de Bebidas, loja online, conta com dois cabazes para assinalar a época da Páscoa. São vinhos pensados para harmonizar com as receitas da época, das entradas às sobremesas. Diz-nos a empresa sediada em Vina Nova de Gaia que, “os serviços estão também a ser reforçados, para garantir entregas rápidas e seguras em todo o país”.

Nos capazes encontramos referências como o espumante Vértice Cuvée, três vinhos para explorar e harmonizar com o tradicional cabrito ou borrego (Quinta do Crasto Reserva Vinhas 2016, o Carlos Reynolds 2008, Julian Reynolds Reserva 2018), o Branco da Gaivosa 2018, para quem prefere receitas mais leves, o Terra a Terra Reserva 2014, ideal para carnes vermelhas e fumeiro, e o Fagote Grande Reserva Vinhas Velhas 2015. Para terminar, o Krohn Rio Torto Reserva Ruby, perfeito para acompanhar queijos mais intensos.

Os cabazes contam com dois preços (57 euros e 76 euros), variando face às ofertas inseridas em cada um. As entregas decorrem nas 24 a 48 horas seguintes. Os portes são grátis para todo o país.

Cabazes de vinhos para harmonizarem com as receitas da Páscoa

Casa da Comida com ementas para a Páscoa

A Casa da Comida junta aos pratos que habitualmente disponibiliza, um menu de Páscoa, entregue em Lisboa, Amadora, Sintra, Cascais e Estoril.

O cabaz, criado especialmente para esta época, inclui, entre outros pratos, um litro de sopa de peixe; uma bola de carne e enchidos; duas caixas de polvo à lagareiro com batatinha e ervilha torta; duas caixas de bacalhau assado à portuguesa, batata assada e grelos salteados; duas caixas de borrego assado à portuguesa e um Folar à Casa da Comida.

O cabaz tem um custo de 180 euros (com IVA) e tem a oferta de uma garrafa de vinho. As encomendas feitas até sexta-feira, dia 10, têm um desconto de 10 euros e podem ser feitas através do e-mail comercial@casadacomida.pt ou telefone 218 115 020.

De Torres Vedras está a sair bacalhau para todo o país

Entre os pratos que fazem a tradição na mesa de Páscoa está o bacalhau. De forma a que o fiel amigo chegue à mesa dos portugueses, a Constantinos, empresa sediada em Torres Vedras, entrega ao domicílio em todo o país.

As encomendas, com um valor mínimo de 35 euros (pagamento por transferência bancária), têm de ser efetuadas através do telefone 261 950 010 ou e-mail compras@constantinos-sa.com

As referências disponíveis são todas de bacalhau salgado seco e incluem, entre outras, lombos de bacalhau, bacalhau crescido cortado e caras de bacalhau.

Constantinos
créditos: Constantinos

No distrito de Lisboa o bacalhau é entregue porta a porta

Porque o bacalhau é assunto muito sério à mesa dos portugueses, uma das empresas nacionais de comercialização do “fiel amigo” disponibiliza um serviço de entrega do mesmo, porta à porta, no distrito de Lisboa e sem custos de transporte.

A Riberalves, promotora desta iniciativa informa que a mesma “destina-se a minimizar as limitações no acesso aos pontos de distribuição habituais e nas deslocações individuais, permitindo que apenas uma pessoa (o colaborador da empresa) possa chegar ao máximo de lares possível”.

Para garantir as condições de segurança impostas pela Direção-Geral da Saúde, “as entregas são feitas mediante pré-pagamento e as encomendas deixadas à porta das moradas indicadas, sem qualquer contacto social”.

As encomendas podem ser efetuadas através do e-mail bacalhauemcasa@riberalves.pt

Última atualização às 20h50 de 07 de abril com informação sobre o menu de Páscoa do Porto Palácio Hotel.

Newsletter

Receba o melhor do SAPO Lifestyle diariamente no seu email.

Notificações

Os temas mais inspiradores e atuais estão nas notificações do SAPO Lifestyle.

Na sua rede favorita

Siga-nos na sua rede favorita.