Desde março último, os portugueses deparam-se com uma nova realidade no comércio a retalho, como novos horários e regras de acesso aos supermercados. Por uma questão de afastamento social, a compra online afigura-se viável. Mas, e aqui reside o busílis do problema, os acessos às lojas virtuais de chancelas como o Continente, Auchan e Pingo Doce, Meu Super estão sobrecarregados com os acessos e longas “filas” de espera.

Devido ao elevado número de pedidos, a Auchan criou um sistema de filas de espera. O consumidor é informado de que chegada a sua vez de comprar é direcionado para o site, onde pode fazer a aquisição online dos bens que pretende adquirir. Terá 60 minutos para efetuar a sua compra.

Ainda na mesma página, somos informados de que “sair da fila” implica perdermos o lugar.

Em mais informações, somos direcionados para uma página que nos explica visualmente este sistema de espera.

A Auchan refere, ainda, que as entregas ao domicílio estão sujeitas a novas regras: são realizadas à porta de casa e o pagamento fica limitado a meios online no site ou na App.

auchan

 

No caso do Continente online, embora consigamos acesso à loja virtual, a operação exige paciência e não isenta da informação de indisponibilidade do site para concluir a informação. A título de exemplo, uma simples pesquisa por massa alimentar resultou em perto de dez minutos de espera para acrescentar o produto ao carrinho de compras.

Para atenuar alguns dos convenientes na entrega de produtos essenciais, o Continente passou a disponibilizar uma lista de bens com entrega em casa em dois dias úteis. A lista pode ser consultada aqui.

Ainda na página do Continente online somos informados de que o serviço conta com novas regras,seguindo as recomendações das entidades de saúde para contenção do COVID-19”.

Desta forma “não será efetuada a recolha de sacos de plástico no âmbito da nossa política de reciclagem. Creditaremos o valor em Cartão Continente, considerando que efetuou a devolução total dos sacos da encomenda anterior”.

“As entregas ao domicílio passarão a ser efetuadas à porta do Cliente não havendo entrada dos nossos funcionários no local”.

“Irá receber um SMS no dia anterior à data de entrega escolhida a relembrar o horário de entrega. Pode sempre consultar os detalhes da sua encomenda na opção ´histórico` e ainda realizar o cancelamento da mesma de forma fácil, rápida e totalmente online”.

Todos os pagamentos terão de ser feitos através de cartão de crédito, MB Way ou PayPal. Também está limitado o número de lojas com recurso na entrega ao domicílio como podemos consultar aqui.

continente

Mais de 50 lojas de lojas de proximidade Meu Super, em todo o país, estão a entregar bens de primeira necessidade ao domicílio dos clientes que não podem sair de casa, incluindo os grupos de risco da Covid-19.

O Meu Super deu a conhecer esta possibilidade através de uma publicação nas redes sociais da Marca onde, em constante atualização, são indicadas as lojas espalhadas pelo país que já oferecem esta possibilidade de entregas ao domicílio. Para o efeito, o cliente deve ligar para a loja Meu Super de proximidade para combinar a data de entrega.

No caso do Pingo Doce, no acesso à loja online Mercadão (Marketplace que assegura as entregas da marca) é-nos devolvida a informação: “Pico de entregas". Pormenorizando, o Mercadão informa que "estamos a verificar um pico muito acentuado de procura (...), que tem levado a vários momentos de capacidade esgotada, bem como alguns atrasos pontuais, ou rupturas.”. Toda a informação aqui.

Ainda no Mercadão, certifique-se no site, através da introdução do código postal, de que a sua área de residência é abrangida pelo serviço de entregas.

Por seu turno, no supermercado online do Corte Inglés a informação não varia face a outros mercados virtuais. Na página do supermercado online, somos informados que "neste momento não é possível fazer agendamentos para os próximos 7 dias. Lamentamos e estamos a trabalhar no sentido de melhorar a situação".

corte ingles

 Notícia atualizada às 18h17 de 5 de abril.