O ‘Aliança Baga@Bairrada Reserva Bruto rosé 2014’, das Caves Aliança; o ‘Mata Fidalga Baga@Bairrada Vinhas Velhas Extra Bruto branco 2014’, da Anadia; e o ‘Messias Baga@Bairrada Blanc de Noirs Grande Reserva Bruto branco 2012’, das Caves Messias, são os mais recentes espumantes a integrar o cluster Baga@Bairrada, projeto que nasceu de um desafio lançado pela Comissão Vitivinícola da Bairrada (CVB) aos produtores da região em 2013.
Este vinho espumante português concorre no mesmo mercado que o melhor champagne, cava ou prosecco produzido em França, Espanha ou Itália, garantem os especialistas.
As três novas referências foram apresentadas no último o ‘Encontro com o Vinho e Sabores Bairrada 2016’.
O ‘Aliança Baga@Bairrada Reserva Bruto rosé 2014’ apresenta uma cor salmão, aroma frutado a amora e morango, uma acidez equilibrada e um volume de boca que o torna envolvente e persistente. Leve e fresco, pode ser servido em momentos de convívio, mas também à mesa, como aperitivo ou a acompanhar pratos de peixe, marisco e pastas.
O ‘Mata Fidalga Baga@Bairrada Vinhas Velhas Extra Bruto branco 2014’, tem origem na Quinta da Mata Fidalga, propriedade dos donos do restaurante Nova Casa dos Leitões. De aspeto límpido, cor plúmbea muito pálida e um cordão de espuma abundante e persistente, tem um aroma fino e intenso, com notas de frutos vermelhos e negros do bosque, e maçã ácida, complexado por nuances de panificação. Na boca, é seco, fresco e longo, possuindo uma agradável mousse e uma discreta adstringência final.
Já o ‘Messias Baga@Bairrada Blanc de Noirs Grande Reserva Bruto branco’, colheita de 2012, é um espumante de cor pálida acobreada, com uma abundante bolha fina e cordão de espuma disperso. O nariz é intenso, lembrando frutos secos e pétalas de rosa no mesmo estado. Na boca revela uma mousse suave e cremosa, com apontamentos de frutos vermelhos e acidez final revigorante.
Comentários