A temporada gastronómica do programa “Allgarve” está prestes a arrancar, com a coordenação do chef Bertílio Gomes.
Os festivais gastronómicos do “Allgarve” – a 3ª edição do Allgarve Gourmet, em Portimão e Olhão, e a 2ª do Cataplana Experience - irão pegar nos produtos tradicionais e trabalhá-los, dando uma nova perspectiva, actualização, sofisticação e apresentação. O festival Gourmet no Museu de Portimão, de 16 a 24 de Julho, terá como base as conservas, que servirão de homenagem ao próprio espaço, uma antiga fábrica da indústria conserveira. Em Olhão a essência será o marisco e peixes oriundos da ria, numa festa que se inicia a 10 e termina a 15 de Agosto.
“O Allgarve Gourmet veio trazer uma outra perspectiva do produto e criar um espaço alternativo àquele espaço mais tradicional que é o festival do marisco e da sardinha”, explica Bertílio Gomes, responsável pela programação.
No Cataplana Experience, que se realiza na marina de Vilamoura entre 1 e 5 de Setembro, prestigiados chefs nacionais irão dar aulas de cozinha e confeccionar ao vivo receitas inovadoras num espectáculo de show cooking. Neste evento, a base será um utensílio, a cataplana. Para o programador, o desafio continua a ser “pegar neste objecto e olhar para ele como utensílio versátil do ano 2010, não como um algo pré-histórico porque a cataplana é um objecto muito actual.”
A coordenação da programação do “Allgarve’ 10” na área da gastronomia fica a cargo de Bertílio Gomes. Com fortes ligações ao Algarve, é reconhecido como uma figura incontornável do mundo gourmet em Portugal, tendo sido galardoado pela Academia Internacional de Gastronomia com o Prix Chef de l’ Avenir 2009.
Depois de ter passado por restaurantes como Bica do Sapato, Faz Figura e Vir’gula, está actualmente à frente da cozinha da Casa da Comida, cargo que acumula agora com as novas funções no âmbito do Programa “Allgarve”. Sobre este desafio, Bertílio Gomes não hesita em afirmar que “é uma oportunidade para divulgar os produtos, os produtores e a cozinha tradicional algarvia.”
Adepto confesso dos produtos algarvios, o responsável pela coordenação dos festivais pretende dar destaque quer aos produtos marítimos quer a utensílios tradicionais da cozinha algarvia, como é o caso da cataplana.