Atenção, cafés e pastelarias portugueses: até 30 de junho, podem candidatar-se ao título da melhor de Portugal (os restaurantes não entram). Bolos clássicos de comer e chorar por mais; O melhor croissant de Portugal; A especialidade da casa mais original; O pão mais saboroso de Portugal; As torradas mais estaladiças; O melhor serviço de pastelaria do País; O melhor ambiente e decoração e A pastelaria com mais história são as categorias que vão estar a votação.

O concurso é promovido pela Compal com o apoio da Cofina, Escolas de Turismo de Portugal e AHRESP e pretende “dar visibilidade aos bons exemplos, à qualidade dos produtos, à decoração e também atendimento”. A iniciativa tem também uma componente de solidariedade social, comprometendo-se a doar, por cada menu vendido entre 10 e 20 de setembro, um pequeno-almoço às escolas de cada região.

O júri, composto por Cuca Roseta, Isabel Zibaia Rafael, Osvaldo Piuza e Virgílio Nogueiro Gomes, irá visitar os finalistas mais votados pelo público para decidir os grandes vencedores. O regulamento pode ser consultado aqui.