O cardiologista inglês Aseem Malhotra e o cineasta irlandês e antigo atleta Donal O’Neill ficaram fascinados com a pequena aldeia italiana de Pioppi, duas horas a sul da grande metrópole que é Nápoles, “onde todos os habitantes parecem ter uma vida longa e saudável”, como nos dizem.

Em resultado nasceu o documentário de 2016 “The Big Fat Fix”, uma coprodução entre o cardiologista e o cineasta. Agora, chega aos escaparates portugueses o livro que culmina toda esta experiência nascida na aldeia italiana.

Na alimentação, 9 gestos que mudam o nosso estilo de vida e cuidam do planeta
Na alimentação, 9 gestos que mudam o nosso estilo de vida e cuidam do planeta
Ver artigo

“A Dieta de Pioppi” (edição Vogais) é obra onde os autores combinam a experiência do estilo de vida da povoação transalpina, com décadas de investigação no que respeita à medicina e nutrição.

Como ponto de partida para a dupla que assina o presente título uma constatação: “Somos constantemente aconselhados por médicos e nutricionistas a evitar um sem-número de alimentos por conterem demasiada gordura, açúcar ou calorias, bem como a exercitarmos o corpo de modo a sermos mais saudáveis. Mas a verdade é que a obesidade e o consequente risco de diabetes tipo 2, cancro e doença cardíaca não para de aumentar a nível mundial”.

“A má alimentação não se vence a correr” e um médico e cineasta explicam porquê

Um facto que leva os autores à pergunta: “estaremos a seguir o caminho correto?”. Na prática, o que a dupla nos sugere é um abate de mitos alimentares e a adoção de um plano simples e prático que propõe, em 21 dias, “sintonizar-nos com o nosso organismo, a reconhecer e a reagir aos seus requisitos: alimento, sono, movimento, respiração e `exercício físico` - a que preferimos chamar `movimento pleno`”, dizem-nos.

Ao longo das mais de 350 páginas do presente tomo encontramos resposta para perguntas ou expressões como, “o que são alimentos processados?”, “a gordura saturada não entope as artérias”, “colesterol: amigo ou inimigo?”, “deixar de contar calorias e parar de petiscar”, “a má alimentação não se vence a correr”.

Uma obra que nos apresenta arrumadas por capítulos algumas das principais orientações decorrentes da investigação dos autores, apoiados na opinião de outros especialistas em medicina e saúde.

“O protocolo de movimento”, “Os dez alimentos principais para o Aseem e o Donald”, “Uma semana na vida da Dieta de Pioppi”, “Lista de compras recomendadas”, “Pequeno-almoço/Almoço/Jantar/Acompanhamentos”, são abordagens presentes neste título.

“A Dieta de Pioppi” chega aos escaparates com o preço de 18,79 euros.

Newsletter

Receba o melhor do SAPO Lifestyle diariamente no seu email.

Notificações

Os temas mais inspiradores e atuais estão nas notificações do SAPO Lifestyle.

Na sua rede favorita

Siga-nos na sua rede favorita.