A 3ª edição dos “50 Grandes Vinhos de Portugal” apresenta pela primeira vez a escolha de três Master Sommeliers, que aportam uma riqueza de experiência e conhecimento para a difícil tarefa de selecionar os 50 vinhos nacionais que melhor se adequam ao mercado americano. Entre Tintos, Brancos, Verdes, Madeiras e Portos, a escolha de Dennis Kelly, Madeline Triffon e Peter Granoff inclui vinhos de todas as regiões vitivinícolas portuguesas

O evento é composto por quatro seminários que contam com a participação de diversos oradores, moderados pelo Master Sommelier Evan Goldstein. Os seminários são direcionados para um grupo exclusivo de 50 convidados, profissionais de trade e comunicação social mais influentes de diferentes regiões dos Estados Unidos.

“A Lista de 50 Grandes Vinhos Portugueses deste ano é trabalhada a partir de mais de 10 regiões de alta qualidade, como o Douro, Alentejo e Dão, e apresenta a variedade e profundidade de vinhos portugueses produzidos em todo o país", afirmou Evan Goldstein. "O painel dos três Master Sommeliers selecionou uma lista inteligente, que sublinha as maiores forças de Portugal, a partir de castas autóctones de elevadíssimo valor."

A apresentação dos 50 Grandes Vinhos de Portugal, promovida pela ViniPortugal, visa contribuir para a promoção da exportação dos vinhos nacionais. De acordo com dados recentes, a exportação de vinhos portugueses para os EUA aumentou 16,3% em 2015, com os vinhos tranquilos a contribuírem para um crescimento de 22,6%. Um estudo recente do Wine Market Council revela que 25% dos compradores de vinho com mais elevada taxa de frequência, compram vinhos portugueses, estando 39% dessas compras associadas a Millennials, sugerindo um sucesso ainda maior dos vinhos portugueses em 2016.

A lista dos 50 vinhos selecionados pode ser consultada aqui.