A chegada a Portugal de cinco dezenas de especialistas em vinho de países terceiros, incluindo Masters of Wine, jornalistas, críticos de vinhos, Wine Educators e representantes do trade mundial, insere-se numa estratégia da Revista de Vinhos de posicionar internacionalmente os néctares nacionais.
Os convidados internacionais vão, a 21 de fevereiro, integrar o júri que avaliará os mais de 60 rótulos já selecionados pela equipa de provadores da publicação portuguesa, elenco de onde sairá o “TOP 10” dos vinhos nacionais.
“Esta pré-seleção tem por base os vinhos que mais se notabilizaram no último ano, provados pelo painel de provas da Revista de Vinhos. Todas as regiões vitivinícolas portuguesas estão representadas, com anos de colheita que vão desde 1985 até às mais recentes como a de 2017. Esta escolha eclética naturalmente reflete-se em vinhos com perfis muito distintos”, sublinha Nuno Pires, diretor da Revista de Vinhos.
A mesma fonte refere que “a seleção dos elementos do júri é exigente e tem por base todo o trabalho que fazemos em diferentes mercados internacionais e que nos permite identificar os profissionais mais influentes e com maior notoriedade em cada um deles”.
Os especialistas responsáveis por esta prova vem de diferentes latitudes e tem nomes muito representativos da crítica mundial. O jornalista Jamie Goode (Sunday Express), do Reino Unido, Sarah Ahmed, também do Reino Unido, José Peñin, de Espanha, Loîc Pasquet, de França, Yuri Koster e Cees van Casteren MW, da Holanda, Mabel Lai, da China, Bruno Almeida, dos EUA, ou Cássia Campos, do Brasil, são apenas alguns exemplos de uma lista extensa que pode ser consultada aqui.
Os resultados da prova internacional serão anunciados num jantar no restaurante The Yeatman, em Vila Nova de Gaia.
A tarefa de escolher os dez melhores dá o mote para a 16ª edição do "Essência do Vinho – Porto". Entre os dias 21 e 24 de fevereiro, o setor do vinho e os milhares de apreciadores reúnem-se no Palácio da Bolsa, no Porto. O evento tem um impacto estimado na cidade de 2,6 milhões de euros, de acordo com um estudo do ISAG – European Business School.
A edição de 2019 tem a novidade da loja pop up que vai permitir aos visitantes adquirir os vinhos que mais gostaram de provar no evento e depois recebê-los em casa.
Conheça a lista completa da pré-seleção de Vinhos do TOP 10 aqui.
Comentários