Os vinhos da Adega Mayor foram premiados, pela quarta vez consecutiva, no concurso Mundus Vini. Da Alemanha, o produtor sediado no Alentejo, chegou com três medalhas de ouro.
“Há Vinho Para as 7”. Esta é a proposta para o mês de outubro em dez espaços selecionados de Lisboa: vinho a copo, tapas e música no final do dia de trabalho. E por falar em viagem, há desconto no serviço Cabify.
A 12 de outubro, a Quinta de Lemos, da região do Dão, é o produtor convidado para o jantar vínico do Egoísta, restaurante inserido no casino da Póvoa de Varzim.
O restaurante El Olivo, do Meliá Braga Hotel & Spa, acolhe, na primeira sexta-feira do mês de outubro, dia 6, mais um Jantar Vínico, desta vez em parceria com as marcas de vinhos da Região Demarcada dos Vinhos Verdes, Anselmo Mendes e Mercado Bacalhoeiro.
São João da Madeira recebe, a 14 e 15 de outubro, um festival vegetariano que promete tudo, até fast food. Não faltarão chefes de cozinha de nomeada, degustações, conversas, sessões de cozinha ao vivo e, claro, muita comida.
Numa recriação em versão portuguesa do “Oktoberfest”, a “Cerveja em Lisboa” será um evento de grande festa onde os visitantes vão poder desfrutar de um ambiente muito alegre, acompanhado de uma vasta selecção de cervejas.
A chefe de pastelaria Rita Nascimento está de volta aos livros. Com “Uma Pastelaria em Casa”, a autora convida o leitor a reencontrar o prazer de confecionar pastéis de nata, bolas de Berlim, mil folhas e travesseiros. A velhinha pastelaria ainda está em forma.
A empresa produtora de vinhos Santos & Seixo acaba de lançar o Santos da Casa Reserva Alvarinho Branco 2016. Este é o primeiro vinho deste produtor proveniente da Região Demarcada dos Vinhos Verdes, 100% Alvarinho da Sub-região Monção e Melgaço.
O feijão é rei e senhor durante um mês inteiro, em Tomar. De 1 a 31 de outubro, aos fins-de-semana e feriados, a mostra gastronómica “Todos com o Feijão, o Feijão com Todos” dá a provar refeições completas confecionadas à base desta leguminosa.
O som ao abrir as garrafas influencia a perceção da qualidade do vinho, considerado melhor quando vedado com rolhas de cortiça, segundo um estudo da Universidade de Oxford divulgado hoje pela Associação Portuguesa da Cortiça (APCOR).
A MyIced, marca nacional de gelados de iogurte, vai chegar a Braga. A 30 de setembro, os minhotos vão poder prova o iogurte de carvão vegetal, e não só.
Um dos pratos mais tradicionais da gastronomia da região de Palmela está de regresso às mesas do concelho no festival "Experiências com Sabor!". De 5 a 7 e, mais tarde, de 12 a 14 de outubro, as propostas vão do tradicional à vanguarda.
Sushi em harmonização com vinhos e cocktails. Esta é a proposta para 30 de setembro na Associação Naval de Lisboa, na Doca de Belém. Os petiscos portugueses também fazem parte da festa. Não faltará muita música.
O Sofitel Lisbon Liberdade celebra, até 31 de outubro, a época das vindimas com o programa “Sofitel Wine Days”. Menu idealizado pelo Chefe Executivo Daniel Schlaipfer e uma oferta de cocktails de autor, que celebram as castas nacionais.
A 1 de Outubro celebra-se o dia do Café e o dia da Música. O Time Out Market, em Lisboa, associa-se às comemorações e celebra esta data com um concerto no food hall e café gratuito nos espaços aderentes.
De 28 de setembro a 8 de outubro, a boa gastronomia e as cervejas estão de regresso à Baixa do Porto com as “Tascas na Baixa”. Durante a semana a entrada é gratuita.
O chefe Álvaro Costa regressa ao MAR Shopping Matosinhos, a 30 de setembro, para apresentar mais propostas com conservas. O showcooking realiza-se no palco interior localizado no Espaço de Restauração.
Até ao próximo dia 1 de outubro, Paulo Anastácio, chefe de cozinha no restaurante Bistrô & Tapas, do hotel Tryp Lisboa Oriente, faz uma vez mais mostra da sua versatilidade gastronómica, neste caso num périplo pelos comeres do Norte de África, mais concretamente de Marrocos.
Perto de três dezenas de restaurantes de Setúbal apresentam ementas especiais no “Festival do Salmonete”. O evento realiza-se até 8 de outubro e inclui uma sessão de cozinha ao vivo.
A “Revolta do Bacalhau”, o concurso que apela à criatividade de chefes e restaurantes no uso do bacalhau seco salgado da Noruega, está de volta. Para os vencedores há viagens à Noruega.
O Vista Restaurante, no Bela Vista Hotel & Spa, em Portimão, recebe um evento dedicado aos mares e às espécies menos conhecidas da costa portuguesa. “Mar Adentro” regressa, a 13 e 14 de outubro, com nova programação e novos chefes convidados.
Ainda recentemente a britânica BBC Travel dedicava um extenso artigo aos Peixinhos da Horta portugueses. Desta feita, foi a jornalista Theodora Sutcliffe que visitou o nosso país para se encantar com a alheira.
A 22 de setembro a noite promete ser irreverente no restaurante Casa do Chef, em Lisboa. O jantar é sem talheres e sem pratos. Porquê? A ementa vai ser servida sobre corpos masculinos e femininos seminus.
O Mercado de Campo de Ourique, em Lisboa, o fim-de-semana de 28 a 30 de setembro, para receber o Festival da Cerveja. Um encontro com dezenas de referências do mundo cervejeiro, nacionais e internacionais.