Outubro e novembro são por tradição mês de boas festas vínicas. Na ressaca das vindimas há uma maior disponibilidade dos produtores para apresentarem os seus méritos, fruto de colheitas passadas. Este ano não é exceção na capital e os meses dez e onze do calendário trazem-nos cinco eventos de monta em outros tantos palcos de Lisboa.

Desta forma, até 29 de outubro continua a decorrer a “Rota dos Petiscos e Vinhos do Alentejo”. Quem não passa sem um bom petisco e vinho alentejanos tem uma dezena de restaurantes a recriar um prato daquela região, acompanhado de um bom vinho. Os preços são simbólicos, com a dose de petisco e de vinho a ficar nos 3,50 euros. Participam no evento os espaços: By the Wine, TOPO (Martim Moniz, Baixa-Chiado e Belém), Carnealentajana, Lost In, Companhia do Largo, Livraria-Bar Menina e Moça, Matateu Petisqueira, Rio Maravilha, Santos-O-Vinho e Sr.Lisboa.

[Clique na imagem para conhecer todos os pormenores]

 rota
créditos: Joao Pedro Correia

“Há Vinho Para as 7” é a proposta para o mês de outubro em dez espaços selecionados de Lisboa: vinho a copo, tapas e música no final do dia de trabalho. E por falar em viagem, há desconto no serviço Cabify. Os restaurantes e bares que integram esta iniciativa são os seguintes: Vestigius, Cockpit Tapas & Gins, Palácio Chiado, Café da Fábrica, Le Chat, Clube Naval de Lisboa, The View Rooftop, Prego Lx, Love Lisbon (Martim Moniz) e Figus. Todos estes espaços estão incluídos na “Coleção AQUI HÁ COPO – Wine Afterwork” da Zomato.

Os vinhos Defesa do Esporão, Assobio, Dona Ermelinda, entre outros, poderão ser apreciados a copo (preço de venda ao público recomendado: 3,00 euros/copo) e acompanhados por uma tapa ou petisco

[Clique na imagem para conhecer todos os pormenores]

Lisboa: Em outubro o vinho é a copo e com descontos

Entretanto, no final do mês, mais concretamente, entre 27 e 30 de outubro, o pavilhão 4 da FIL acolhe um mega evento vínico, o “Grandes Escolhas - Vinhos & Sabores”. Neste que é uma das maiores iniciativas de vinhos em Portugal (e não só), juntam-se em 6.000 m2, consumidores, centenas de produtores e dezenas de críticos, a pretexto de Néctares de sonho, vinhos únicos e uma animada agenda de eventos. Um dos momentos altos do “Grandes Escolhas - Vinhos & Sabores” gira em torno das chamadas “Grandes Provas”, um conjunto de masterclasses para verdadeiros apreciadores, orientadas por críticos ou por produtores de referência, as quais estão sujeitas a inscrição. O receituário nacional estará à prova dos grandes apreciadores da boa comida, com o objetivo de dar a conhecer pequenos tesouros de uma cozinha tão rica e viajada de Norte a Sul de Portugal. O “Grandes Escolhas - Vinhos & Sabores” dá ainda lugar aos novos conceitos de cozinha, nomeadamente o Street Food.

[Clique na imagem para conhecer todos os pormenores]

Lisboa: Em outubro a casa vai ser gigante para as “Grandes Escolhas” de vinhos

A arena da Praça de Touros do Campo Pequeno acolhe entre 20 e 22 de outubro uma iniciativa que vai tendo tradição em Lisboa. A região do Tejo segue-se ao Algarve na sexta edição do “Mercado dos Vinhos do Campo Pequeno”. Durante três dias, os visitantes poderão provar e comprar uma vasta seleção de vinhos portugueses das várias regiões representadas no certame: Açores, Alentejo, Algarve, Bairrada, Beira Interior, Dão, Douro, Lisboa, Península de Setúbal, Tejo, Trás-os-Montes, Vinho Verde, bem como espumantes. A gastronomia também não foi esquecida, com mostra de produtos regionais. O bilhete de entrada tem um valor de 3,00 euros, sem copo, e de 6,00 euros, com copo.

[Clique na imagem para conhecer todos os pormenores]

Mercado de Vinhos do Campo Pequeno e desta vez o destaque vai para a região do Tejo

Já em novembro, mais concretamente de 10 a 13, o Centro de Congressos de Lisboa, na Junqueira, recebe a 18ª edição do "Encontro com Vinho" e "Encontro com Sabores". A edição de 2017 destes dois encontros, com os vinhos e com os sabores, promete mais de 300 marcas presentes nacionais e internacionais, perto de 2500 vinhos em prova, 25 chefes de cozinha, portugueses e estrangeiros, mais de uma vintena de provas comentadas por especialistas. Acresce a realização do “Congresso dos Cozinheiros”, pela reunião de profissionais “Portugal Wine Connection” e pelo destaque conferido em “Mundo Natural”.

[Clique na imagem para conhecer todos os pormenores]

Em três dias Lisboa vai provar 2500 vinhos e a cozinha de 25 chefes de renome