Esta quinta edição do “Concurso Nacional de Cervejas Caseiras e Artesanais” (inscrições aqui) estreia-se em duas cidades, a Norte e a Sul, respetivamente Porto e Portimão. A par com Lisboa vão receber a fase final da iniciativa, organizada pelo Fórum Cervejas do Mundo. O objetivo é claro, divulgar e valorizar a cultura cervejeira em Portugal, nomeadamente o movimento de produção de cerveja caseira.

Desta forma, o Concurso vai decorrer a 28 de Outubro, na Hamburgueria B&B (Portimão); nos dias 30 e 31 do mesmo mês, na Cerveteca (Lisboa) e, finalmente, a 4 de Novembro, no Catraio (Porto).

No que toca a prémios, tal como em 2016, as cervejeiras nacionais vão reproduzir as receitas vencedoras nas suas instalações: a Dois Corvos vai reproduzir o 1º lugar na Categoria Lager; a Maldita o 1º lugar na Categoria Ale; e a D'Os Diabos o 1º lugar na 2ª “Taça BJCP Portugal”.

Concurso Nacional procura os melhores cervejeiros caseiros e artesanais

Recorde-se que a “Taça BJCP Portugal” realizou-se, pela primeira vez, em 2016, no âmbito da quarta edição do “Concurso Nacional de Cervejas Caseiras e Artesanais”. Foi o primeiro evento nacional certificado pelo BJCP (Beer Judge Certification Program). Esta é uma organização mundial de juízes de cerveja, criada em 1985, presente em mais de 40 países e com mais de 6 mil juízes no Programa.

Os segundos e terceiros de cada uma das categorias de cerveja a concurso (Lager, Ale e Taça BJCP/ British Brown Ale), também recebem prémios. Por exemplo, a Oitava Colina, que no ano passado uma das cervejas vencedoras, no caso a Mag8, que tão bem conhecemos, é uma das entidades patrocinadoras.

Ao “Concurso Nacional de Cervejas Caseiras e Artesanais” podem concorrer cervejeiros caseiros ou pequenos produtores artesanais (produção inferior a 150 litros mensais por estilo), com cervejas originais, num total de três. Os resultados são anunciados no último dia do evento, 4 de Novembro, no Catraio e no Fórum Cervejas do Mundo

As inscrições decorrem até ao dia 23 de Outubro no site Cerveja Magazine que, a par da Loja da Cerveja Caseira, colabora, nesta edição, na organização do Concurso. O regulamento do Concurso pode ser consultado aqui.

Em 2016 houve mais de 70 cervejas a concurso.

Um bocadinho de gossip por dia, nem sabe o bem que lhe fazia.

Subscreva a newsletter do SAPO Lifestyle.

Os temas mais inspiradores e atuais!

Ative as notificações do SAPO Lifestyle.

Não perca as últimas tendências!

Siga o SAPO nas redes sociais. Use a #SAPOlifestyle nas suas publicações.