Pode abrir uma garrafa de Espumante Natural no ar, sem estar colocada numa superfície ou dentro do balde com gelo (frapper). Para tal, deve rodar a garrafa para a rolha sair e até pode (deve!) pegar no copo no momento de servir o vinho. Tudo isto é interdito quando se trata de um vinho branco ou tinto.

Mas comecemos pelo princípio, a garrafa deve estar bastante fresca, a uns 4 a 5 ºC. Deve ter um frapper com gelo e um pouco de água para manter a frescura do vinho.

Não deve agitar demasiado a garrafa no seu transporte ou manuseá-la exageradamente dentro do frapper, pois a rolha vai saltar da garrafa sem controlo e o vinho sairá sobretudo em formato de espuma. A não ser que tenha ganho a Volta a Portugal em Bicicleta, este não é procedimento correto para abrir um espumante.

Com a garrafa dentro do frapper, remova a “cápsula”, muitas garrafas têm uma tira para “abertura fácil”. Ponha uma mão sobre a rolha e, com a outra mão, desaperte a muselet (açaime de arame). Retire-a cuidadosamente, mantendo o polegar sobre a rolha para conseguir controlá-la no caso de começar a sair.

Cubra e segure firmemente a rolha com a mão, para que não seja projetada. Retire a garrafa do frapper e rode a garrafa (não a rolha!) lentamente mantendo a rolha imóvel.

Segure a garrafa num ângulo de 45 graus, apontando-a no sentido inverso do seu corpo. Se rodar a rolha em vez da garrafa arrisca-se a ficar com a rolha na mão e a garrafa no chão, além disso, é mais fácil exercer força no fundo da garrafa do que na rolha.

Liberte a rolha devagar, sempre coberta pela palma da mão. Logo que comece a sair, empurre-a para a fazer abrandar.

A saída da rolha deve produzir um som semelhante a um suspiro e não um Pop. Desta forma o dióxido de carbono sairá lentamente e a bolhas manter-se-ão durante mais tempo.

Atreva-se e experimente ser o Sommelier de serviço aí em casa.

Artigo da autoria da sommelier Teresa Gomes

Um bocadinho de gossip por dia, nem sabe o bem que lhe fazia.

Subscreva a newsletter do SAPO Lifestyle.

Os temas mais inspiradores e atuais!

Ative as notificações do SAPO Lifestyle.

Não perca as últimas tendências!

Siga o SAPO nas redes sociais. Use a #SAPOlifestyle nas suas publicações.