Doces e compotas

Atualmente encontramos nos lineares dos supermercados uma larga oferta de compotas e doces com elevada quantidade de frutas e vegetais em detrimento dos açúcares processados. A proporção pode chegar aos 85 g de fruta fresca por 100 g de compota.  São produtos sem adição de pectina ou outros espessantes. A oferta inclui, entre outros ingredientes, abóbora, cenoura, tomate, pera, maçã, melão, marmelo. Uma colher de sobremesa de doce é o suficiente para trazer uma nova dimensão ao seu iogurte.

Cabe aqui a distinção entre doces e compotas. Estas, têm uma consistência mais fluida, o processo de preparação é mais rápido e a fruta encontra-se inteira ou em pedaços. Já nos doces, a consistência é mais espessa, são de preparação mais elaborada e apresentam-se muitas vezes sob a forma de puré.

8 ingredientes que mudam a vida dos seus iogurtes em poucos segundos
créditos: Yulia Khlebnikova

Barrinhas de cereais

Obviamente não vai submergir no iogurte a barrinha de cereais inteira. Mas, experimente esfarelar uma destas barrinhas sem adição de açúcar, juntando-a ao iogurte.

Para ter em casa o verdadeiro iogurte só precisa de dois ingredientes e zero de eletricidade
Para ter em casa o verdadeiro iogurte só precisa de dois ingredientes e zero de eletricidade
Ver artigo

Na composição destas barras encontra, entre outros alimentos, granola, flocos de milho e muesli, uva-passa, banana passa, castanhas, nozes, tâmara seca, sementes de girassol, gergelim, linhaça, chia. Evite as barrinhas com chocolate.

Chips de fruta

De maçã, pera, batata-doce, coco, banana, a oferta comercial destes chips é hoje vasta. Trata-se, basicamente, de fruta desidratada com elevada concentração dos açúcares naturais do alimento. Pode, inclusivamente, produzir estes chips em casa. Basta cortar a fruta finamente, regar com um pouco de limão e levar perto de uma hora ao forno, a 170 ºC. Depois é só juntar ao iogurte e, porque não, adicionar um pouco de compota?

Chips de fruta

Água de flor de laranjeira

Isso mesmo, a flor de laranjeira é excelente para enriquecer de sabor um iogurte natural sem açúcar. O produto obtém-se destilando ao vapor uma infusão de pétalas de flores de laranja azeda. É claro que não tem de se dar ao trabalho em casa. O produto encontra-se à venda em formato comercial. De qualquer forma, fica a receita: ½ l de água destilada (ou mineral), para 50 g de flores secas de laranjeira. Misture e deixe 24 horas num recipiente tapado com peliícula de cozinha. Findo esse tempo, coe a água, deixe repousar 30 minutos e leve engarrafada ao frigorífico.

Conserva de beterraba

Garantidamente uma amiga dos iogurtes naturais. Confere-lhes uma linda cor rosa e um interessante sabor adocicado com um ligeiro travo de amargor.

Pesto

Confere uma cor muito interessante ao seu iogurte. A receita base do Pesto, um molho italiano muito associado a massas, contém folhas de manjericão moídas com pinhão, alho, e sal, queijo parmesão e pecorini ralados e no final misturados com azeite virgem extra e temperado com pimenta preta. Encontra nas superfícies comerciais pesto previamente preparado.

molho pesto
créditos: Milada Vigerova

Essência natural de baunilha

Produzida a partir das vagens secas de baunilha, resulta da maturação destas num recipiente fechado onde se acrescenta uma bebida com volume alcoólico nunca inferior a 70% (ex. rum ou vodca). A maturação leva algum tempo, nunca menos de cinco semanas. Se a paciência para esperar for pouca, encontra a essência natural de baunilha em formato comercial.

Iogurte batido com fruta fresca

Tão simples quanto isto. Escolha a fruta que mais lhe agrada, por exemplo, morangos, amoras, framboesas, banana, o limite é a imaginação. Reduza-as a puré, juntamente com o iogurte, utilizando a liquidificadora ou robô de cozinha. Em segundos, obtém um iogurte natural açucarado e com sabor extra.

Newsletter

Receba o melhor do SAPO Lifestyle diariamente no seu email.

Notificações

Os temas mais inspiradores e atuais estão nas notificações do SAPO Lifestyle.

Na sua rede favorita

Siga-nos na sua rede favorita.