O livro deixa alguns passos importantes na luta contra o desperdício. Conselhos que começam pelo planeamento das refeições, mas também por uma gestão racional das compras: procurar preços baixos, produtos vendidos a granel, preferir alimentos com prazo de validade longo.

A obra explica como aproveitar aqueles alimentos que, muitas vezes, somos tentados a deitar fora. Isto, simplesmente, porque sobraram de refeições anteriores. Vejamos, então, algumas das dicas deixadas por este e-book: “use a fruta amolecida juntamente com leite e faça um batido”; “se sobrou peixe ou carne, use-o para fazer uma salada ou empadão”; “utiliza as hortícolas que sobraram para fazer uma sopa”.

Estes princípios aplicam-se aos desperdícios na confeção dos alimentos. Por exemplo, as cascas de determinados hortícolas ou frutas (limão, laranja) podem ser utilizadas para fazer chá ou compotas. A água da cozedura de hortícolas pode ser usada em sopas e cozidos.

Finalmente, para passar da teoria à prática, o livro sugere sete receitas. Fica uma delas.

Bolinhos de arroz (para 5 pessoas)

3 chávenas de arroz cozido

1 ovo ligeiramente batido

1 colher de sopa de salsa picada

1 colher de sopa de cebola picada

1 colher de chá de pimenta preta moída

½ chávena de farinha de trigo

1 cenoura raspada

Pão ralado

Junte todos os ingredientes numa taça, com exceção do pão ralado, e mexa bem; Faça bolinhas com a massa; Passe as bolinhas por pão ralado e coloque-as num tabuleiro, previamente untado com azeite; Leve ao forno a dourar.

Fonte: Associação Portuguesa dos Nutricionistas