Todos já experimentámos aquele momento de anticlímax perante um estupendo assado, acabado de sair do forno, de carne ou peixe suculentos (porque não, também, de vegetais?), com todos os sucos fumegando de sabor e…as batatinhas são aquela “coisa”, insipida, mais cozida e menos assada, que se desfaz ao primeiro mimo com o garfo.

Bem, há remédio. Não lhe podemos garantir umas batatinhas perfeitas depois do desastre estar consumado, mas deixamos-lhe algumas pistas para as pôr à altura, antes de as levar ao forno. E, não se esqueça, nem toda a batata se presta a assar. Certifique-se de que compra um tubérculo que lhe garante um bom resultado (as batatas vermelhas, mais farinhentas, dão melhores assados). Já na cozinha, pré-aqueça o forno uns 20 minutos antes de começar o assado.  Durante a confeção, vá regando as batatas com os sucos produzidos dentro da assadeira.

Um dos expedientes eficaz, passa por deixar as batatas de molho, em água fria, não mais do que dez minutos. Antes, descasque-as e corte-as em cubos. Seque-as bem em papel absorvente e disponha-as na assadeira, temperando-as como habitualmente (por exemplo, azeite – ou um pouco de banha de porco -, alho, pimentão-doce e um pouco de sal grosso. Não se importe de sujar as mãos). A água ajudará a libertar algum do amido das batatas, tornando-as mais estaladiças.

Outra técnica simples para conquistar o éden da batata assada estaladiça passa por lhe dar, antes do forno, um breve escaldão, não mais de cinco minutos, em água fervente. Isto com as batatas já descascadas e cortadas. Posto, isto, proceda como anteriormente, temperando as batatas na assadeira. A meio do assado, usando uma escumadeira, prima ligeiramente as batatas (não as desfazendo, claro). Cubra-as com o molho resultante da confeção e, importante, borrife-as com um pouco de vinagre. Continue a assar.

Pode, ainda, juntar ao seu caderninho de dicas para a batata assada o seguinte procedimento: Descasque e corte as batatas em cubos e dê-lhes um escaldão tal como na dica anterior. À parte, prepare uma mistura de pão ralado, com um pouco de alho e alecrim em pó e uma pitada de sal. Passe as batatinhas pela mistura e leve-as à assadeira.

Há quem não prescinda de um grande final para o assado, aumentando a temperatura do forno, dez minutos antes de terminada a confeção. Suba, por exemplo, dos 180 ºC para os 200 ºC.

Newsletter

Receba o melhor do SAPO Lifestyle diariamente no seu email.

Notificações

Os temas mais inspiradores e atuais estão nas notificações do SAPO Lifestyle.

Na sua rede favorita

Siga-nos na sua rede favorita.