A época natalícia está oficialmente aberta e com ela chegam os preparativos para as refeições de Natal! Para quem pratica uma alimentação vegetariana, este mês pode ser um verdadeiro desafio, na procura de alternativas gastronómicas que agradem a todos os familiares.

Tendo isto em mente, apresento-lhe neste artigo algumas ideias para tornar a sua mesa de Natal mais verde, sem abdicar do sabor!

Entradas e aperitivos

Os patês de leguminosas são uma boa aposta para a mesa de Natal. Rápidos de preparar e muito versáteis, podem ser servidos com tostas, broa torrada em azeite e alho ou palitos de vegetais. Se não dispensam o queijo, arrisquem numa tábua de queijos vegan! Sem esquecer de incluir os frutos secos e frutas secas, tão típicos desta quadra.

Para os fãs de salgadinhos, Croquetes de lentilhas ou de feijão e Bolinhos de grão-de-bico, feitos no forno, são uma delícia para todas as idades. Podem servi-los simples ou com maionese sem ovo, uma boa mostarda ou molho de sementes de cânhamo. Por cima, um topping crocante como sementes, pepitas de cacau cru ou bagas secas vão torná-los ainda mais viciantes!

Se pretenderem algo mais elaborado mas ainda assim fácil de executar, iguarias como cogumelos à Bulhão Pato em pão torrado ou um tofu mexido com alheira vegetariana são alguns exemplos de receitas simples que podem levar para a mesa.

Clique na imagem para saber como produzir esta receita de Hummus sem glúten.

natal

 Clique na imagem para saber como produzir esta receita de Croquetes de lentilhas.

croquetes de lentilhas

Prato principal

Para os principais, reinventar receitas típicas da nossa gastronomia é geralmente a melhor opção para agradar a todos os gostos. E o melhor é que as possibilidades são infinitas. Deixo alguns exemplos: Tofu com broa, com natas ou espiritual, Rolo de lentilhas e vegetais, Arroz de cogumelos no forno, Seitan assado com castanhas. Aposte numa salada rica com um cereal integral na base, frutos secos e passas e um creme de abóbora ou outro ingrediente da época para aconchegar o estômago.

Clique na imagem para saber como produzir esta receita de Tofu marinho com crosta de broa.

tofu marinho com crosta de broa

Sobremesas

Natal que é Natal tem de ter doces na mesa certo? Desde sobremesas mais tradicionais como as rabanadas, o arroz doce ou a aletria, que com substituições simples se tornam 100% vegetais, a sobremesas mais originais como mousse de abacate e cacau, Bombons “Ferrero”, Cheesecake de caju com compota de frutos vermelhos ou Crumble de aveia e fruta da época, difícil vai ser parar de comer! O tradicional Bolo-Rei também pode estar presente numa versão 100% vegetal.

Clique na imagem para saber como produzir esta receita de Bombons "Ferrero".

bombins ferrero

Se o vosso Natal é passado em casa de familiares, preparem algumas iguarias deliciosas para levar! Aproveitem esta oportunidade de comunhão para darem a conhecer a todos – incluindo aos mais céticos – o melhor da cozinha vegan. Não tenham medo de arriscar, e acima de tudo, não se esqueçam que pequenos hábitos levam a grandes mudanças. Bons preparativos!

Filipa Range

Veja mais em A Cozinha Verde.

Newsletter

Receba o melhor do SAPO Lifestyle diariamente no seu email.

Notificações

Os temas mais inspiradores e atuais estão nas notificações do SAPO Lifestyle.

Na sua rede favorita

Siga-nos na sua rede favorita.