São muitos os que pensam que ir para a cozinha e preparar um prato de massa é uma das coisas mais fáceis de fazer. Nada de mais errado! Apesar de estarem longe de ser dos ingredientes mais difíceis de cozinhar, as massas exigem truques de cozedura que, se não forem cumpridos, comprometem o resultado final. Descubra, de seguida, quais são e certifique-se de que não descura nenhum da próxima vez que as confecionar.

1. Não esperar que a água ferva

Muitos, com a pressa, levam um tacho com água ao lume e, ainda esta não ferve, já estão a juntar a massa, convictos de que estão a agir bem. Uma coisa que nunca se deve fazer. Só depois da água estar a ferver, é que se devem adicionar as massas, o que permite calcular o tempo exato de cozedura indicado na embalagem, para que não fiquem muito cozidas ou demasiado duras, como por vezes sucede.

2. Utilizar um tacho demasiado pequeno

Usar um recipiente de dimensões reduzidas quando se coze massa faz com que, na maioria das vezes, estas colem durante o processo de cozedura. O ideal é utilizar um tacho médio ou até mesmo uma panela grande e confecioná-las com uma grande quantidade de água. Alguns cozinheiros recomendam a utilização de 1,5 litros de água para cada 100 gramas de massa. Há quem use metade para cozer o triplo.

3. Adicionar um fio de azeite à água na cozedura

É um dos mitos que persistem geração após geração, apesar de não ter o menor dos fundamentos. Muitos acreditam que, se adicionarem um fio de azeite ou de óleo à água de cozedura das massas, estas ficarão mais soltas e saborosas. A realidade é que, como a água e o azeite não se misturam, a gordura sobe à superfície, o que acaba por não ter qualquer efeito na qualidade das massas que depois são servidas.

4. Não respeitar o tempo de confeção

Se a embalagem diz que são sete minutos de cozedura, não vale a pena deixar as massas ferver seis ou oito. Apesar de não ser grande a diferença, é o suficiente para comprometer o resultado final. Para além disso, como são geralmente preparadas com farinha de trigo, que tem glúten e amido, um açúcar complexo que em contacto com a água a ferver incha, se estiverem muito cozidas tornam-se mais difíceis de digerir.

5. Só adicionar o sal no fim

Muitos levam o tacho com água ao lume, juntam as massas quando levanta fervura e só adicionam o sal no fim. Outro erro! O mais indicado é juntar esse tempero logo a seguir à água, ainda antes de começar a ferver, para que o sal se dissolva de forma homogénea desde o primeiro momento. Se não o fizer, correrá o risco de ter umas massas demasiado salgadas e outras mais para o insonso, o que é desaconselhável.