Sem pressas e com uma confeção simples e franca, a nova carta de primavera reflete a preocupação do VINUM com o produto, que se quer no seu auge de qualidades. De acordo com o Chefe Hugo Rocha, responsável pela equipa de cozinha, “não podemos fazer exigências à natureza. Se queremos ter à mesa os sabores puros da estação, não temos outra hipótese que não esperar”.

No total, há duas mãos cheias de novos pratos que pintam a mesa do VINUM com as cores vibrantes da estação. Em destaque estão as favas, as ervilhas, os espargos brancos e verdes e as flores de courgette, que servem de tela às criações da equipa da cozinha do restaurante.

Nas entradas, recorda-se um clássico da casa - o Quintal do VINUM. Este prato, que testemunha a passagem das estações, ajusta-se aos sabores da época dando a provar o melhor da terra em qualquer altura do ano. A edição de primavera é composta por Puré de ervilhas, favas, espargos brancos e verdes, mini courgette, flor de courgette, mini ceboletes, morrilles, folhas de mostarda e rebentos variados.

Ainda para abrir o apetite as sugestões são Lulinhas salteadas com ervilhas, favas e Papada de Porco Ibérico e espargos brancos na grelha com vinagrete de legumes.

Vila Nova de Gaia: Da terra para a mesa, VINUM apresenta carta de primavera

Nos pratos de peixe, uma das apostas da estação, a inspiração chega diretamente da nossa costa, com o Robalo selvagem em evidência. Capturado com linha, é grelhado e guarnecido com flores de courgette recheadas, mini courgette salteada e um molho reduzido feito à base de cabeças e cascas de crustáceos.

Destaque ainda para o prato de Atum dos Açores, laminado e guarnecido com berbigões abertos num molho de azeite, vinho branco, pimenta e paprica, e espargos trigueiros salteados em azeite.

Nos clássicos pratos de carne, são reinventados alguns dos favoritos do restaurante, como o Leitão crocante com morchellas, alperces e Graham's Tawny 10 Anos. Há também o habitual Filé Mignon de Vaca Velha, desta vez acompanhado por pequenos vegetais biológicos da estação, ou Moleja de vitela assada com quinoa, maçã, legumes e rebentos da estação.

Nos doces, algumas surpresas. Contrariando as regras, a primavera traz Rabanadas para a mesa, aqui guarnecida com uma sopa fria de cerejas de Resende e gelado de Stilton, um dos imprescindíveis produtos do VINUM.

Vila Nova de Gaia: Da terra para a mesa, VINUM apresenta carta de primavera
Rabanada, sopa de cereja e gelado de queijo.

Para um final de refeição mais ligeiro, as sugestões são Frutos Vermelhos da estação, combinados com suspiros de mirtilos, telhas de framboesa e gelado artesanal de iogurte de leite de ovelha, ou Morangos de produção biológica, macerados numa infusão de hortelã, guarnecidos com pralinée de amêndoa e com gelado artesanal de chocolate 70% cacau.

A degustação fica completa com a harmonização dos vinhos do grupo Symington Family Estates, mas não só. Outras regiões são incluídas nesta viagem gastronómica para que a experiência seja verdadeiramente um roteiro pelo melhor de Portugal.

A nova carta já se encontra disponível e pode ser descoberta com horário alargado, com a cozinha a funcionar, sem interrupções, das 12h30 às 23h00.

Para reservas e informações contactar: 220 930 417 ou reservas@vinumatgrahams.com
VINUM Restaurant & Wine Bar

Rua do Agro, 141 (Caves Graham’s), Vila Nova de Gaia

Newsletter

Receba o melhor do SAPO Lifestyle diariamente no seu email.

Notificações

Os temas mais inspiradores e atuais estão nas notificações do SAPO Lifestyle.

Na sua rede favorita

Siga-nos na sua rede favorita.