Pão à mesa com certeza não é apenas o nome do restaurante bistrô que existe no Príncipe Real em Lisboa. É também a afirmação por detrás de um conceito de restauração que aposta nos melhores sabores da cozinha tradicional portuguesa para seduzir um público sempre ávido de novas experiências gastronómicas. Na renovação que a carta sofreu no início da primavera de 2018, o ingrediente que lhe dá nome continua presente.

Mas perdeu protagonismo. "Queremos ter sempre o pão na ementa. Faz parte da nossa identidade e não o queremos perder", assume Andreia Duarte, sócia-gerente do espaço. Escabeche de carapau braseado com batata-doce, entrecosto de porco assado com pimentão fumado e grelos à provinciana com ovo escalfado, bacalhau confitado com grão, bulgur, quinoa e molho de tomate assado com funcho são alguns dos novos pratos.

Uma evolução na continuidade que foi desenvolvida por António Amorim, o chef consultor do restaurante, que já trabalhou no restaurante Feitoria do Altis Belém Hotel & Spa em Lisboa, passou pelo premiado Hotel Vila Joya em Albufeira e desempenhou funções no restaurante Blend, no Bairro Alto, em Lisboa. "Temos feito alguns upgrades na ementa nos últimos três anos, sempre sem esquecer as nossas raízes", assegura o cozinheiro.

Pão à mesa, com certeza, apesar de haver muitas outras coisas para saborear

Ao contrário da carta de inverno, onde a tradição é mais levada a letra, as ementas desenvolvidas para os meses de maior calor são mais atrevidas. "Quase todos os pratos, até aqui, levavam pão. Agora, há poucos. As pessoas estão a fugir ao pão", justifica António Amorim. Para a sobremesa, a aposta dos últimos meses passa pela reinvenção do doce da casa. A uma base de serradura, foi adicionado um crocante de caramelo salgado.

A par da comida e de uma carta de vinhos que apresenta algumas das melhores propostas vinícolas do país, o restaurante Pão à mesa com certeza aposta numa decoração minimalista, sóbria e elegante. Ao almoço, um período de refeição mais informal, os pratos são servidos sobre folhas de papel. À noite, um momento que exige um maior grau de requinte e sofisticação, essas são substituídas por originais bases de cortiça.

Pão à mesa, com certeza, apesar de haver muitas outras coisas para saborear

Newsletter

Receba o melhor do SAPO Lifestyle diariamente no seu email.

Notificações

Os temas mais inspiradores e atuais estão nas notificações do SAPO Lifestyle.

Na sua rede favorita

Siga-nos na sua rede favorita.