Precisa urgentemente de um restaurante para reunir um grupo de amigos? Tem uma festa de família e pretende surpreender aqueles que lhe são mais próximos com um daqueles sítios onde se come bem e onde se desfruta de um ambiente acolhedor e diferenciador? Não queremos que lhe falte nada! Estas são as cinco sugestões que lhe propomos. A maioria localiza-se na capital mas temos propostas para várias zonas do país.
1. ZeroZero
É sem dúvida uma das melhores pizzarias de Lisboa, mas comecemos pela sobremesa, a mousse de ricotta com pera é de comer e chorar por mais. Suave e doce quanto baste é o fim perfeito depois de comermos uma piza invernal como a de tartufi e porcini com mozzarela fiordilatte, cogumelos porcini, queijo asiago e creme de trufa preta.
Localizado na Rua da Escola Politécnica, número 32, em Lisboa, este restaurante funciona de segunda-feira a quinta-feira e ao domingo, das 12h00 às 24h00. Às sextas-feiras, aos sábados e nas vésperas de feriado, a pizzaria ZeroZero (na imagem superior e na imagem central) está aberto entre as 12h00 e a 01h00.
2. Flores do Bairro
Pequeno e muito acolhedor, o Flores do Bairro, pela mão do chef Bruno Rocha, surpreende a cada nova carta. Na atual, destacamos o bacalhau à Brás do Bairro com todo o sabor do bacalhau à Brás tradicional, mas apresentado de forma diferente, que é sem dúvida, o melhor que já comemos. Mas comece com uns camarões da Mouraria e pelos ovos remexidos com farinheira.
A terminar, que tal uma rabanada de brioche e baunilha com maçã assada em gelado, que mostra que as rabanadas não devem ser comidas só no Natal? Há vários pratos para celíacos na ementa. Este restaurante está localizado no Bairro Alto Hotel, na Praça Luís de Camões, número 2, em Lisboa. Funciona todos os dias, das 13h00 às 15h00 e das 19h30 às 23h00.
Veja na página seguinte: O autocarro que também serve jantares
3. Cafetaria Village
Já se podia almoçar, lanchar e jantar por marcação no Village Underground, mas desde o final de 2016, o autocarro de dois andares que serve de cafetaria está aberto para jantares ao fim de semana. A ementa muda todas as semanas e em cada uma é inspirada num continente diferente, havendo sempre uma opção vegetariana.
Recomendamos a moqueca de camarão com arroz selvagem e os lombinhos de porco wellington com batatinhas no forno com Paprika. Localizado no Museu da Carris, na Rua Primeiro de Maio, número 103, em Lisboa, o restaurante Cafetaria Village funciona apenas às sextas-feiras e aos sábados, a partir das 20h00.
4. Paço das Cunhas de Santar
Numa pequena vila do concelho de Nelas, encontramos um restaurante que vale os quilómetros para lá chegar. Está integrado num solar do século XVII e tem uma ementa de sabores regionais, mas revisitados exemplarmente pelo chef Henrique Ferreira. Recomendamos o polvo enrolado em massa de arroz e legumes salteados.
No bar/loja do restaurante Paço das Cunhas de Santar, pode fazer provas de vinhos do solar. Localizado no Largo do Paço, em Santar, está aberto entre as 12h00 e as 15h00 e entre as 19h00 e as 22h00.
Veja na página seguinte: Tapiocas para saborear a norte
5. Chef Tapioca
Começou como um quiosque de street food que vendia crepes de tapioca salgados e doces, mas o sucesso foi tal que sentiram a necessidade de abrir um espaço permanente. Além dos crepes de tapioca, feitos de farinha de mandioca hidratada, há açaí e sumos naturais, cafés e até um bolo também de tapioca. Os crepes doces do Chef Tapioca custam 3,50 €. Localizado na Praceta Manuel Carlos Seabra, número 15, em Matosinhos, está aberto diariamente entre as 11h00 e as 19h00.
Texto: Rita Caetano
Comentários