A chef Cynthia, ou "Touta", alcunha de criança que emprestou ao restaurante que agora abre em Lisboa, lança mãos ao desafio de fazer tudo de raiz, de forma artesanal. Chef experiente, licenciada pelo Paul Bocuse Institute em Lyon, e com 22 anos de carreira internacional, Cynthia é uma apaixonada pela herança cultural gastronómica do seu país, e assume-se como alguém que chegou a Portugal com vontade de dar a conhecer, mas também de aprender sobre a sua nova casa.

De Beirute para Lisboa, Touta é o novo restaurante libanês da capital
Touta

Na cozinha de Cynthia cabem os sabores icónicos do Líbano, assim como as reminiscências da sua infância. Mas o restaurante quer distinguir-se pelo seu próprio “take on” nos pratos de toda a vida, e a sua cozinha é todos os dias laboratório experimental de novas combinações e técnicas de preparo, com o intuito de mostrar a atual cozinha libanesa, apelativa, que tira partido do universo dos ingredientes locais, frescos e da temporada.

À chegada, a proposta recai sobre um dos vários cocktails de assinatura: o Freekeh Daiquiri feito com Infusão de Rum e Freekeh, xarope e grãos de Freekeh, ou uma cerveja Almaza. Já à mesa, olhamos para a carta para lhe vermos, nas entradas, o Kafta Tuna: kafta feita com atum cru de barbatana azul, servido com focaccia caseira e coroado com caviar Arak. Para prato principal, no peixe vamos pelo Mloukhieh: peixe do dia, arroz crocante, um complexo dashi (caldo) e topping de cebola em pickle. Como vinho branco de acompanhamento o Château Marsyas Bekaa, 2016, frutado, originário do Vale Bekaa, no Líbano.

De Beirute para Lisboa, Touta é o novo restaurante libanês da capital
chef Cynthia. Touta

Na carne, como nos tradicionais almoços de domingo no Líbano, um prato de complexidade e conforto: o B.B.Q, composto por porco preto português com puré de feijão-preto orgânico, molho barbecue libanês e marshmallow de melaço de alfarroba. Para acompanhar, o vinho tinto Ixsir Grande Reserve - Batroun, 2016, produzido no monte Líbano, exuberante, a remeter para frutos maduros e especiarias.

De Beirute para Lisboa, Touta é o novo restaurante libanês da capital
Touta

Nos vegetais, Freekeh: uma saborosa mistura de grãos de trigo verde, defumado e cozido estilo risoto, com tâmaras doces, nabo assado no carvão, pétalas de cebola e alho e emulsão de folhas de nabo. Para beber Ya'sama: uma bebida não alcoólica, preparada com melaço de alfarroba, água de flor de laranjeira e gelo picado. Como sobremesa, um Soufflé glacé de arak acompanhado de confit de figos em anis, nozes e telha crocante.

Touta

Rua Domingos Sequeira, n. 38, Lisboa

Contactos: tel. 960 49 49 49

O espaço é intimista e despretensioso, embora cuidado. Os detalhes fazem referência “a casa” e às origens no Líbano. Para os que quiserem levar um pouco destas paragens para casa, existe uma pequena mercearia com infusões, fermentados e outros produtos típicos feitos in loco.

Um bocadinho de gossip por dia, nem sabe o bem que lhe fazia.

Subscreva a newsletter do SAPO Lifestyle.

Os temas mais inspiradores e atuais!

Ative as notificações do SAPO Lifestyle.

Não perca as últimas tendências!

Siga o SAPO nas redes sociais. Use a #SAPOlifestyle nas suas publicações.