A Agência Europeia do Medicamento (EMA na sigla inglesa) e a autoridade nacional portuguesa (Infarmed) recomendam a suspensão da utilização do medicamento Picato (mebutato de ingenol), como medida preventiva de proteção da saúde pública, enquanto decorre a revisão do risco de cancro de pele.
Um grupo de investigadores do Centro de Neurociências e Biologia Celular da Universidade de Coimbra (CNC-UC) elaborou uma formulação inovadora para a entrega de moléculas que poderá ser bastante útil para o tratamento de lesões agudas da pele.
Investigadores da Universidade de Coimbra (UC) vão fazer um estudo sobre o radão, para elaborarem “um mapa nacional de risco” deste gás, estabelecendo “medidas de proteção da saúde das populações”, foi hoje anunciado.
Um estudo longitudinal sem precedentes, realizado por uma equipa multidisciplinar da Universidade de Coimbra, demonstrou que a retina poderá funcionar como um biomarcador não invasivo relevante para o diagnóstico precoce da doença de Alzheimer.
Muitas vezes temos pensamentos negativos que não estão adaptados à realidade. A isso chamamos distorções cognitivas, ou seja, são pensamentos exagerados e/ou irracionais que a nossa mente arranja. E servem de alguma coisa? Um artigo da psicóloga Mafalda Leitão.
É no cerne da nossa família que construímos as nossas crenças, valores e princípios. Mas que benefícios e consequências advêm dos contextos familiares? As explicações são da psicóloga Catarina Graça, da Clínica da Mente, que assina este artigo.
A experiência científica STRATOSPOLCA, desenvolvida por um grupo de estudantes da Universidade de Coimbra (UC), vai até à estratosfera à “boleia” do balão BEXUS 31, da Agência Espacial Europeia (ESA), anunciou hoje a UC.
Dos 10 modelos testados pela Associação Portuguesa de Defesa do Consumidor (DECO), dois chumbaram por não cumprirem a norma de segurança elétrica para este tipo de aparelhos.
Uma das grandes vantagens do “UniQode”, assim se chama o sistema que também já está a ser utilizado no Documento Único Automóvel (DUA), é permitir a leitura e validação da autenticidade da marca em segundos, a partir de um dispositivo móvel (smartphone).
A segurança dos micro-ondas tem melhorado nos testes da Associação Portuguesa de Defesa do Consumidor (DECO), mas ainda há um modelo perigoso à venda que pode provocar queimaduras graves no consumidor.
O cancro do pâncreas ainda é pouco frequente quando comparado com outros tumores malignos, mas a sua incidência e mortalidade estão a aumentar. Este tumor, que apresenta uma taxa de sobrevivência aos cinco anos inferior a 8%, tem como principais fatores de risco o tabaco, a alimentação e o estilo de
As doenças que afetam a coluna representam mais de 50% das causas de incapacidade física. Estima-se que 7 em cada 10 portugueses sofrem ou já sofreram de dores nas costas. Será que deveríamos preocupar-nos com a postura das crianças nas escolas? Falámos com o médico Jorge Alves, ortopedista e vice-p
A Tiroidectomia Robótica permite retirar, sem cicatriz visível no pescoço, um nódulo da tiróide de forma segura e eficaz, com melhor visualização das estruturas do pescoço e precisão de movimentos do cirurgião.
O secador HOFFEN HD-9135, à venda nas lojas Pingo Doce, incendiou-se e reprovou no teste de segurança da Associação Portuguesa para a Defesa do Consumidor (DECO), que contactou a ASAE e os fabricantes para que retirem este e outros secadores perigosos do mercado.
Laurent Simons tem 9 anos e está prestes a formar-se em Engenharia Elétrica na Universidade de Tecnologia de Eindhoven (TUE), na Holanda, um curso considerado difícil mesmo para estudantes com idades "normais".
Insuficiência cardíaca, doença aterosclerótica cardíaca, depressão e doença renal crónica são apenas algumas das complicações que surgem precocemente na pessoa com diabetes tipo 2. O alerta é do médico endocrinologista João Filipe Raposo, da Associação Protetora dos Diabéticos de Portugal.
Os hospitais portugueses foram forçados a suspender a utilização de desinfetantes de um laboratório francês, que detetou a contaminação dos produtos por três bactérias nocivas.
De acordo com a legislação da União Europeia, o uso de antibióticos em animais só é possível através de prescrição do médico veterinário, mas tal não acontece em alguns casos, alerta a Associação Portuguesa da Indústria Farmacêutica de Medicamentos Veterinários.