Fraque

É originário do "hábito de frade". Fazia parte do guarda-roupa do homem elegante de 1840, em Inglaterra, onde, até aos dias de hoje, só é utilizado durante o dia. Em Portugal, é considerado formal e usado à noite. A sua forma lembra um pinguim, com duas abas longas atrás, sem o corte na cintura na parte da frente.

Meio fraque

Os mais tradicionais têm um só botão e, por isso, deixam a camisa e a gravata à mostra, daí deverem estar sempre bem alinhados. Usa-se com colete de cetim cinza claro e com camisa branca, seja social ou a rigor.

Casaca

Do francês "casaque". É o traje mais formal e só deve ser utilizado à noite, em casamentos importantes. Há casacas com ou sem gola. Têm o casaco cortado na cintura, na parte da frente, formando um "V". As lapelas são de seda e os mais tradicionais têm três botões de cada lado. As casacas que têm a aba traseira curta são chamadas meias casacas.

Summer

O casaco é mais aberto, apropriado para o verão, como diz o próprio nome. As lapelas costumam ser em tecidos brocados, discretos, em tons azuis e bordeaux, além do preto. É utilizado com camisa e gravata Plastrom, no mesmo tom da lapela. Entretanto, se a lapela for preta, há liberdade de escolha na cor da gravata.

Túnica

Foram usadas na antiguidade até à Idade Média. Há dois tipos básicos de túnicas, as tradicionais e as do tipo jaquetão. Em geral, têm a gola abotoada no pescoço, mas há aquelas que possuem a gola um pouco mais aberta.

Smoking

Tornou-se uma peça formal ao longo do tempo, com o aprimoramento das versões, até chegar aos actuais casacos com golas arredondadas ou com lapelas pontudas com acabamento de cetim preto. Os mais tradicionais têm um só botão. Há também os de abotoamento duplo ou jaquetão com quatro botões" (smoking jacquet). Devem ser sempre utilizados com camisa plissada, gravata borboleta e faixa horizontal. Para os noivos, admite-se o uso de colete e gravata do tipo Plastrom.

Dinner jacket

Casaco preto ou azul-marinho com lapela de cetim, brocado ou liso. O preto é ideal para ser usado à noite. As suas lapelas de pontas (conhecidas como gola de bico) e as gravatas que os acompanham devem ser da mesma cor e tecido. É curto atrás, parecendo-se com uma casaca sem cauda, e o "V" na parte da frente é bem mais aberto.

Jaquetão rigor

Lembram os fatos de abotoamento duplo. Há outros modelos com golas em fassoné ou pied-de-poule e outros detalhes. Há também o jaquetão europa.

Casaco de 3 botões

São tradicionais e ficam bem a qualquer pessoa devido à ótima simetria. Abotoe-os sempre de cima para baixo e, se optar deixar um botão aberto, deve ser o último.

Terno jaquetão

Casaco trespassado na frente, com barra reta e, em geral, possui quatro ou seis botões. É considerado mais formal do que o casaco de três botões.

Blazer

Inspirados nas antigas "japonas" usados por oficiais e praças por cima do uniforme. O seu nome está relacionado com um capitão da Marinha Britânica, chamado H. M. S.Blazer, que instituiu o seu uso em 1840. Combina com camisa desportiva ou social, calça de ganga ou social, com gravata ou sem gravata. Evite-o em ocasiões muito formais, principalmente à noite. Pode ter 2 ou 3 botões, mas não o utilize com botões dourados e nunca arregace as mangas.

Por Teresa Cotrim