Antes de mais terá de ter força de vontade e claro não poderá passar fome. Coma saladas cruas. As fibras das hortaliças ajudam no controle do colesterol e na manutenção do peso adequado, sem acumulo de gorduras na barriga.

Opte pelos peixes de águas profundas, caso do salmão, atum, bacalhau e sardinhas, de entre outros. São ricos em ômega 3 que protege de obstruções coronárias e da acumulação de gorduras no abdómen. Recomenda-se que os peixes sejam assados ou grelhados.

Beber sumo de limão dez a vinte minutos antes de tomar o pequeno almoço, além de ser um complemento óptimo de vitamina C, diluído em água funciona como um detergente natural. Também queima glicose. Um copo de vinho tinto promove a vasodilatação, aumentando a circulação e ajuda a combater a gordura mas cuidado que em excesso é prejudicial à saúde. A água é milagrosa, deve beber 1,5l por dia. Basta ingerir um copo de duas em duas horas. É um bálsamo para o seu organismo.

Evite bebidas gaseificadas e cerveja, leite integral e queijo amarelo são igualmente prejudicais. Fritos e açucares são outros dois inimigos da silhueta. Mas não chega cortar nestes ingredientes. Deve fazer exercício. Se não gosta de ginásio, ande a pé. Basta meia hora por dia para manter o seu peso. Mas se quer tonificar, então faça desporto. A dança, por exemplo, além de dar prazer ajuda a manter as calorias no lugar delas, ou seja longe da sua balança. E não basta fazer abdominais. Estes tonificam mas é o exercício aeróbio, como correr dançar, nadar ou andar que abatem o pneu…

Por Teresa Cotrim