Veja a seguir as principais tendências masculinas e também femininas, apresentadas para a temporada outono-inverno 2019-2020:

Vermelho e preto

Emporio Armani apresenta uma coleção futurista e desportiva
créditos: Marco BERTORELLO / AFP

O vermelho e o preto vão dominar no próximo inverno. O homem da MSGM combina umas calças de couro vermelhas, com uma faixa preta nas laterais, ou uma parka com as duas cores.

Na Versace, a letra V multiplica-se em sweaters de duas cores. Na Prada, a mulher usa sapatos derby (similares aos Oxford) vermelhos com sofisticados casacos pretos, e o homem veste um colete vermelho por cima de um blusão preto.

Na Dsquared2, as duas cores misturam-se como manchas e na Armani, o homem protege-se do frio com um cachecol vermelho usado sobre um sóbrio conjunto preto.

'Animal print'

Cores fortes e muita excentricidade. Assim foi o desfile da Versace
créditos: Andreas SOLARO / AFP

O mundo animal inspira a moda nesta temporada. O homem Versace veste um casaco longo, com estampa de leopardo e cabelos pintados a combinar. A Marni prefere uma chita alaranjada, que também aparece num chapéu.

O estampado de pele de serpente aparece nas camisas da Marni e nas calças de M1992. A Dsquared2, por sua vez, mostra peças com estampados de multicoloridas escamas de peixe.

A Emporio Armani sugeriu um efeito píton nas calças e blazers e zebra nos blusões.

Anoraques longos

Para se aquecer do frio, o homem veste anoraques muito longos, que chegam abaixo dos joelhos.

A Fendi apresenta esta peça nas cores preta, com detalhes em azul, e também estampados que lembram croquis.

Na Ermenegildo Zegna, as cores continuam sóbrias, como o cinza ou azul-escuro, mas Philipp Plein brinca com as cores berrantes, que combina na parte interna e externa das peças.

Cores berrantes

Desfile de John Richmond
créditos: Andreas SOLARO / AFP

Outra grande tendência do outono-inverno 2019-2020 é a cor, que se apresenta em misturas originais.

O homem MSGM, cujos colarinhos de malha são amarelo fluorescente, veste casacos impermeáveis laranja com calças fúcsia, ou vice-versa. O laranja também aparece em John Richmond, que o utiliza em calças e casacos.

A Versace, por sua vez, propõe um fato de riscas amarelas e pretas, combinado com um casaco rosa.

Inspiração sadomasoquista

Algumas das novas tendências fazem referência ao sadomasoquismo.

Em John Richmond, o cinto inspira-se nas armaduras sadomasoquistas, e esta estampa aparece em camisas vermelhas da Versace. O homem N°21 usa em volta do colarinho uma grossa corrente com um anel prateado no centro.

Detalhes peludos

O que é que Frankenstein e The Rocky Horror Picture Show têm em comum? Serviram de inspiração para a nova coleção da Prada
créditos: Marco BERTORELLO / AFP

A Prada trouxe um toque de doçura aos desfiles, com detalhes peludos em gorros, com cores vermelhas, malva ou turquesa. Também apresentou essa textura em chapéus e nas ombreiras de camisas, de inspiração militar.

A Emporio Armani coloca peles nos ombros, mas também nos bolsos. Os casacos são de pelos longos, assim como os sapatos.

A Fendi também apresenta peles, em calças pretas ou caqui, uma das cores preferidas da marca romana.

Vinil

Nesta temporada, os estilistas também usaram o vinil. O homem da coleção N°21 usa-o em camisas de cor bege, preta nas calças e em sofisticados casacos impermeáveis.

Nas propostas masculinas, o vinil torna-se totalmente transparente em casacos para chuva, assim como na Versace, na qual os modelos usam calças transparentes que deixam aparecer uma sunga em vermelho ou preto.