Os desfiles hoje começam pelas 15:00 com Patrick de Pádua (na plataforma LAB) e prosseguem com Duarte (LAB), o francês Christophe Sauvat, Valentim Quaresma, Dino Alves e a angolana Nadir Tati. As honras de encerrar a 48.ª edição cabem a Nuno Gama.
Hoje, no âmbito da ModaLisboa, decorre o segundo dia do projeto internacional de troca e sustentabilidade na Moda Global Fashion Exchange (GFX), lançado em 2013 na Dinamarca.
O GFX inclui várias iniciativas abertas ao público, com destaque para o mercado Swap, onde as pessoas trocam as suas roupas por outras.
Para terem acesso ao Swap, os participantes terão de levar uma peça do seu próprio guarda-roupa. No final do mercado, que decorre entre as 17:00 e as 19:30, os artigos que não forem trocados serão entregues à empresa alemã I:CO, parceira da iniciativa, que os vai reciclar e transformar em novos produtos, têxteis e materiais de construção.
Além do GFX há outras iniciativas abertas ao público, já que os desfiles são acessíveis apenas por convite.
Nesta edição regressou o Wonder Room, uma ‘pop-up store’ (loja temporária) de entrada livre, que conta com a presença de 17 marcas nacionais e que hoje funciona entre as 14:00 e as 21:30.
Nesta edição volta também a “Workstation”, uma mostra fotográfica que foi sendo construída ao longo dos três dias pelas lentes de Arlindo Camacho, Carla Pires e Vera Marmelo.
A “Workstation” pode ser visitada hoje entre as 14:00 e as 21:30.
Nesta edição há ainda outras duas exposições de fotografia: “ICONIC by APICCAPS” (associação representativa do setor do calçado) e “In-Between”.
Na primeira, é mostrada uma campanha da APICCAPS na qual a atriz Vitória Guerra “dá vida a seis ícones que sintetizam a evolução de um setor que todos os anos acorda nos pés do mundo”. A segunda “revela partes e fragmentos dum vasto processo documental desenvolvido nos últimos anos” na ModaLisboa pelo fotógrafo Arlindo Camacho.
A 48.ª edição da ModaLisboa decorre sob o tema “Boundless” [Ilimitado, em português].
Comentários