A proposta Nuno Baltazar primavera-verão 2023 explora alguns dos seus códigos mais delicados e femininos, em desenvolvimentos de novas silhuetas sofisticadas, mas effortless e descontraídas.

"Os detalhes demi-couture são apresentados em looks desconstruídos, coordenados com peças casuais e urbanas. Silhuetas oversized coexistem com apontamentos tridimensionais, folhos jabot, laçadas e franzidos", descreve a ModaLisboa no seu pressbook

"Texturas secas e aéreas em pontos tafetá e organza contrastam com telas estruturadas em sarja de algodão ou crepes satin, fluídos e com toque líquido. A paleta de cores também propõe a exploração de cores neutras como preto, caqui, conhaque e canela em oposições contrastantes com tonalidades vibrantes como violeta, diferentes tons de rosa, laranja e verde e amarelo fluor", acrescenta.

Com uma narrativa visual exuberante, a coleção South Garden reflete a geografia emocional e fantasiosa da protagonista de Grey Gardens, o documentário de 1975 que retrata a história de duas aristocratas americanas, mãe e filha, ambas chamadas Edith Beale, que viveram em pobreza numa mansão decadente em East Hampton. Como o espelho de uma realidade paralela, a coleção propõe dar corpo, volumetria e cor ao imaginário
de Little Edie.

É da dicotomia entre imagens reais e fantasiosas que a coleção apresenta propostas que re-interpretam e ampliam os códigos e a identidade autoral de Nuno Baltazar", conclui.

Veja as fotos do desfile

Apresentações das coleções decorreu até domingo

No sábado, os nomes aguardados foram Filipe Augusto, Luís Buchinho, Buzina, Kolovrat, Carlos Gil, Ricardo Andrez, Luís Carvalho e Call Me Gorgeous by Luís Borges.

Para domingo realizam-se os desfiles de João Magalhães, de Nuno Gama, Duarte, Ivan Hunga Garcia, Valentim Quaresma, Salsa Jeans X Luís Carvalho, Nuno Baltazar, Dino Alves e Gonçalo Peixoto. Nesta edição as apresentações acontecem todas exclusivamente em modo presencial, mas serão transmitidas em ‘streaming’.

Embora os desfiles sejam acessíveis apenas por convite, há uma programação paralela acessível ao público em geral, que inclui, além das “Fast Talks”, exposições, performances e uma ‘pop-up store’ (loja temporária, em português) de ‘designers’ nacionais. As exposições, performances e a ‘pop-up store’ podem ser visitadas entre sexta-feira e domingo.

Mais informações sobre a 59.ª edição da ModaLisboa estão disponíveis em www.modalisboa.pt. A ModaLisboa é organizada pela Associação ModaLisboa em parceria com a Câmara Municipal de Lisboa.