O programa do terceiro dia do 37.º Portugal Fashion arrancou na Alfândega do Porto com o desfile conjunto de Susana Bettencourt e Estelita Mendonça, às 17h00. No mesmo local realizaram-se mais sete desfiles: três na passerelle principal e quatro na plataforma Bloom, projeto com o qual o Portugal Fashion revela e divulga o trabalho de jovens designers.

Depois, às 21h30, no Silo Auto, Katty Xiomara apresentou, não só a sua coleção, mas também uma linha de sportswear que desenhou para a Sport Zone, com o apoio do Portugal Fashion. Em nome próprio, Katty Xiomara deu a conhecer a coleção '8 Bit flash back'. As novas propostas da criadora têm por base a revolução tecnológica que invadiu as nossas casas no final dos anos 70, com os videojogos e os computadores pessoais. A estética desta coleção concentra-se, principalmente, no grafismo básico e bidimensional dos jogos de vídeo desta época, evocando uma paisagem ‘pixelizada’. Partindo destas premissas, a paleta de cores é neutra e contemporânea, transformando as cores vibrantes, tradicionalmente associadas aos antigos videojogos, em cores mais doces, suaves e elegantes. Os materiais são diversos na textura e no seu comportamento, provocando uma mistura interessante de superfícies. Sedas leves e pesadas, algodões e linhos; lisos, falsos lisos ou mesmo micro padrões, que preenchem as formas simples e elegantes mas curiosamente inventivas nos detalhes. As formas evocam os anos 70, de um ponto de vista feminino e divertido. Revelam, assim, uma mulher que sustenta o seu poder na elegância delicada da sua força.

Refira-se que Katty Xiomara apresentou a sua nova coleção num novo formato mais interativo e peculiar, distanciando-se do tradicional desfile, segundo a própria. Esta decisão é motivada pelo tema que inspira a coleção: os vídeo jogos da década de 70 e 80. Este tema, diz a criadora, "permite explorar o universo criativo sob um outro ponto de vista, motivando o cenário perfeito para esta apresentação". Aliás, o desfile/instalação de Katty Xiomara foi enriquecido com uma performance ao vivo de Hige Driver, artista e DJ japonês de chiptune (música 8bit que envolve a reprogramação de computadores antigos, permitindo mudar as propriedades originais dos sons das consolas de jogo).

Mais tarde, às 23h00, Miguel Vieira revelou a sua coleção, já apresentada na Modalisboa, no Palácio de Cristal.

Nos quatro dias, repartidos por Lisboa e Porto, o programa do 37.º Portugal Fashion Celebration primavera/verão 2016 inclui 22 desfiles na passerelle principal e dez na passerelle Bloom (novos talentos), com a participação de 19 criadores, seis jovens designers, três marcas de jovens designers, três escolas de moda, oito marcas de vestuário e seis marcas de calçado. É com estes números que se faz a celebração dos 20 anos do Portugal Fashion.

Veja o dossier da 37ª edição do Portugal Fashion aqui.

Um bocadinho de gossip por dia, nem sabe o bem que lhe fazia.

Subscreva a newsletter do SAPO Lifestyle.

Os temas mais inspiradores e atuais!

Ative as notificações do SAPO Lifestyle.

Não perca as últimas tendências!

Siga o SAPO nas redes sociais. Use a #SAPOlifestyle nas suas publicações.