É impossível não criar trocadilhos com ISTO. Na verdade ISTO é uma nova marca portuguesa disponível exclusivamente online - isto.pt - fundada por Pedro Gaspar, Pedro Palha e Vasco Mendonça. Dirige-se a homens bem resolvidos que não querem pensar duas vezes na escolha de peças essenciais ao seu guarda-roupa. Nasceu em Portugal e fabrica em Portugal, mas foi desenhada a pensar primordialmente na expansão internacional, com especial relevo para os mercados europeu e norte-americano. Os fundadores reúnem uma extensa experiência nas áreas de gestão, comunicação digital e design em empresas como O Escritório, BBDO, Publicis Groupe, Uniplaces e a operação da Rocket Internet no México. Vasco Mendonça explicou ao Sapo Lifestyle que a ideia inicial projeto nasceu da dificuldade enquanto consumidores em encontrar básicos ou essenciais de menswear com a qualidade que desejavam ao preço que podiam pagar.

Independent, Superb, Transparent, Organic são as iniciais da palavra ISTO - que não se designa como uma marca de colecção ou estação. Cada novo lançamento é pensado para responder às necessidades de quem procura os everyday essentials masculinos com a melhor qualidade e sustentabilidade. É por isso que todos os materiais utilizados são 100% orgânicos e com uma gramagem e grossura de fio que confere ao produto a melhor qualidade possível. O site e loja online oferece uma explicação detalhada acerca da confecção e origem de cada produto lançado. "De um ponto de vista conceptual, a palavra isto é uma expressão que aponta na direção de algo, pede que concentremos a nossa atenção nisso. Finalmente, porque é uma expressão muito popular nas redes sociais, em português e inglês (THIS.), utilizada quando partilhamos algo que mostra exatamente aquilo que pensamos", acrescentou o fundador.

O principal objectivo da ISTO. é chegar aos consumidores com uma resposta prática, acessível e premium, ajustada a todos os que, como os fundadores da marca, estão cansados de uma agenda frenética ditada pela categoria e exigem melhor qualidade por um preço inferior. Foi isso que levou a marca a trabalhar com os melhores fornecedores e fabricantes têxteis em Portugal.  O site e loja online oferece uma explicação detalhada acerca da confeção e origem de cada produto lançado. "Para além disso sentíamos também que os produtos nesta área deviam ser mais fáceis de compreender, especialmente no que toca ao preço. Só assim conseguimos garantir a confiança que pretendemos por parte dos clientes. Dizemos várias vezes entre nós que o nosso objetivo é que um cliente não tenha de pensar duas vezes acerca das peças que nós vendemos. Isso é especialmente importante para uma marca que vende exclusivamente online", explicou Vasco ao Sapo Lifestyle.

Lançada em junho de 2017, a marca já assegura entrega em 30 países. O modelo de negócio e a abordagem aos clientes obedecem à total transparência com o consumidor. Quem compra ISTO. fica a conhecer o custo de produção de cada peça antes de a adquirir, bem como aquilo em que será investido o proveito resultante da venda, sendo ainda convidado a participar na iteração das peças atuais e no desenvolvimento de novos produtos.  "Somos uma marca 100% independente que nasceu do tempo e dinheiro dos seus fundadores, e procura ditar a sua agenda de lançamentos à margem do ritmo frenético das coleções e tendências.  Só trabalhamos com materiais que considerarmos da melhor qualidade. Partilhamos sempre os custos de produção com o consumidor para que este saiba quanto custou a fazer, o porquê do preço final e o que faremos com o proveito dessa venda. Finalmente, trabalhamos apenas com materiais 100% orgânicos", rematou.

Os dois primeiros lançamentos são uma Oxford Shirt (63€), disponível em branco e azul claro, e uma T-Shirt clássica (28€), disponível em branco e verde seco. Além disso, a marca dará também o nome a uma nova publicação digital - ISTO. MAG - que apresentará os embaixadores da marca e outros temas associados ao universo da marca. A publicação deverá estar disponível em edição impressa no terceiro trimestre de 2017. Quando questionado sobre o futuro da marca explicou que passa por fazer muito bem em vez de fazer muitas coisas: "Vamos divulgar os nossos primeiros lançamentos, ouvir os clientes e perceber se devemos ajustar alguma coisa nesses produtos", disse Vasco.

Então e as mulheres? Vasco Mendonça garantiu que não é um público que será posto de parte. "Temos recebido feedback positivo, também de muitas mulheres que adoraram a ideia e gostavam de ver uma linha de produtos para si. A marca foi lançada para homens, mas a verdade é que muitas mulheres também sentem falta dos basics. Sinceramente, não vejo porque não haveremos de expandir a marca nesse sentido, mas só daremos mais novidades em relação quando tivermos a certeza que não vamos desiludir", rematou.

Quer ver as peças da marca? Então aqui vai d'ISTO: