São só 999 e apenas 200 vão ser vendidos em Portugal. LooksEasy, o novo relógio da Swatch, modelo New Gent, com o mostrador em filigrana de metal feito à mão com revestimento PVD dourado, idealizado pela artista plástica Joana Vasconcelos, apresentado no final da passada semana em Lisboa, integra uma estrutura metálica produzida no norte do país por um grupo de artesãos coordenados por um especialista que, em tempos, fez brincos para Amália Rodrigues e joias para Beatriz Costa.

Em agosto do ano passado, quando desfilou com o trajo de mordoma nas festas tradicionais de Viana do Castelo, a artista plástica, que tinha sido desafiada pela empresa suíça a criar um relógio para a marca no início de 2014, resolveu levar o primeiro esboço. «Mostrei-o ao senhor Freitas e perguntei-lhe se dava para fazer. E ele foi a Gondomar à procura dos artesãos», revelou a criativa portuguesa, durante a cerimónia.

Com caixa plástica em preto e uma bracelete de silicone preto mate com fivela em plástico preto acetinado, a nova edição limitada Swatch Art Special, definida pela marca como «um hino à elegância intemporal e um tributo à perícia artesanal», é o primeiro relógio «de sempre» da coleção a incluir elementos feitos à mão, o que obrigou a empresa a alterar o habitual processo de produção, tradicionalmente mais industrial. «Não foi fácil levar o projeto a cabo», sublinhou Joana Vasconcelos.

Joana Vasconcelos ao lado de Keith Haring e de Christian Lacroix

Keith Haring, Christian Lacroix e Vivienne Westwood são alguns dos criativos que já desenvolveram modelos para a coleção Swatch Art Special. Em Portugal, Joana Vasconcelos é a primeira a integrar esta restrita lista. «Seguindo o desenho original da artista, os artesãos criaram manualmente cada mostrador dourado de cada relógio desta edição limitada a 999 peças. Para este projeto, foi desenvolvida uma versão sofisticada da técnica da filigrana, o que lhes permitiu alcançar uma notável delicadeza e leveza», explica a empresa em comunicado.

«Cada relógio foi posteriormente montado à mão por especialistas relojoeiros da Swatch, numa estreia absoluta», avança ainda o documento. «O meu trabalho enquanto artista assenta muito na apropriação de técnicas artesanais, que são combinadas com materiais industriais, refletindo frequentemente sobre o conceito de luxo ao transformar objetos do dia a dia em peças de alta cultura», afirma Joana Vasconcelos, uma das estrelas da 56.ª exposição internacional de arte la Biennale di Venezia.

«Queria deixar uma marca portuguesa na minha criação», assume a artista contemporânea portuguesa que, em paralelo com o desenvolvimento do relógio, criou a deslumbrante e arrebatadora instalação «Giardino dell’Eden», um projeto que já atraiu as atenções do Vaticano. «Graças a este relógio, ainda muita coisa vai acontecer», acredita. O novo LooksEasy da Swatch tem um preço recomendado de venda ao público de 265 €.

Texto: Luis Batista Gonçalves

Um bocadinho de gossip por dia, nem sabe o bem que lhe fazia.

Subscreva a newsletter do SAPO Lifestyle.

Os temas mais inspiradores e atuais!

Ative as notificações do SAPO Lifestyle.

Não perca as últimas tendências!

Siga o SAPO nas redes sociais. Use a #SAPOlifestyle nas suas publicações.