A tendência, que começou na indústria da moda e tem-se estendido à cosmética, constitui um passo importante para a sustentabilidade ambiental e para o aumento dos níveis de reciclagem, segundo as marcas que decidem seguir esta permissa.
"Upcycling é [o processo de] transformar resíduos em produtos novos com o objetivo de gerar menos efeitos poluentes. Para o setor da cosmética isto ocorre quando utilizamos matérias-primas funcionais recicladas, que são uma mais-valia para a pele e para o planeta", afirma Sabine Kitting-Muhr, da equipa de desenvolvimento da Ringana, em comunicado.
Contrariando a utilização dos compostos plásticos, que continuam a ser uma prática corrente na indústria cosmética, a marca de cosmética natural lança o seu novo produto – fresh scrub face & body – cujas partículas esfoliantes são obtidas a partir de resíduos de frutos, como framboesas e mirtilos.
"O primeiro 'resíduo' é produzido quando a fruta inteira é prensada para fazer sumo. O que resta são sementes e grainhas, que podem ser transformadas noutros produtos. É possível extrair óleo das sementes, que depois é seco e moído, dando origem a partículas esfoliantes naturais, permitindo uma limpeza completa e totalmente isenta de microplásticos", diz-nos o comunicado da marca.
A Ringana não participará nas promoções de Black Friday. O novo scrub face & body já pode ser adquirido por um PVP de 47,60€.
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