Tinha 15 anos quando fez os primeiros sapatos. Antes de se tornar num dos mais populares criadores de calçado, foi ator e chegou a trabalhar num cabaré. É um apaixonado pelo litoral alentejano e está a construir um hotel de luxo em Melides, a localidade que elegeu para passar grande parte do ano depois de se cansar da Comporta. O mediatismo que a localidade foi ganhando com o passar dos anos desagradou a Christian Louboutin, que a preferia mais sossegada.

A comemorar três décadas de carreira, o designer de moda francês continua imparável e já não são só os sapatos a aumentarem-lhe a fama e a fortuna. A cosmética e a perfumaria têm sido, a par da moda, outras fontes de rendimento. No início deste mês, lançou Loubiworld, uma nova coleção de perfumes, composta por três fragrâncias, Loubicharme, Loubiluna e Loubiprince. No final de setembro, tinha aberto a Loubimilano, a nova boutique da marca em Milão.

Fotografias de Guy Bourdin inspiram Christian Louboutin
Fotografias de Guy Bourdin inspiram Christian Louboutin
Ver artigo

Presente em mais de 150 estabelecimentos comerciais de todo o mundo, vende mais de um milhão de sapatos por ano. A princesa Carolina do Mónaco foi uma das primeiras clientes. Há precisamente 30 anos, no dia 21 de novembro de 1991, Christian Louboutin abria a sua primeira loja de marca própria. Localizada na Rue Jean-Jacques-Rousseau, em pleno centro de Paris, num local que o designer francês tinha descoberto por acaso numa prospeção pouco tempo antes, atraiu de imediato as atenções de celebridades de todo o mundo. Nos anos seguintes, abriria mais duas na cidade, renascendo das cinzas depois de ter desistido do sonho da moda.

Numa fase de desencanto com a profissão, ainda antes de criar a marca que o viria a tornar famoso, Christian Louboutin trabalhou como arquiteto paisagista e colaborou com a edição francesa da revista Vogue. No fim da década de 1980, as saudades de criar calçado, uma experiência que já tinha tido para marcas como a Charles Jourdan, a Chanel e a Yves Saint Laurent, apertaram e o criador decidiu arregaçar as mangas. A partir daí, tem sido o (grande) sucesso que se conhece.

Um bocadinho de gossip por dia, nem sabe o bem que lhe fazia.

Subscreva a newsletter do SAPO Lifestyle.

Os temas mais inspiradores e atuais!

Ative as notificações do SAPO Lifestyle.

Não perca as últimas tendências!

Siga o SAPO nas redes sociais. Use a #SAPOlifestyle nas suas publicações.