Quase um ano após a morte de Karl Lagerfeld, a estilista Virginie Viard, antigo braço direito que se tornou na diretora artística da marca, trouxe para a passerelle um tom sóbrio e sofisticado no desfile de Alta-costura, diferente das propostas do seu antecessor.

Dessa vez o cenário trazia lençóis brancos bordados pendurados em varais. Sob o teto de cristal do Grand Palais, a passerelle lembra o verão e inclui uma fonte.

A coleção primavera-verão da Chanel é praticamente toda em branco e preto, com vestidos de "tweed" na abertura do desfile, combinados com botas ou sapatos que lembram meias brancas.

O tradicional blazer é atualizado com saias de tule sobrepostas, dando um efeito mais vaporoso e leve.

Alta-Costura. Chanel transporta-nos para os jardins da Abadia de Aubazine
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A 'top model' Gigi Hadid desfilou um vestido preto longo com gola redonda, conhecida como "Claudine", e mangas brancas. Já a sul-sudanesa Adut Akech desfilou com uma camisa branca com decote nos ombros, conhecida como Bertha, e uma saia preta de folhos. O vestido-bustier da modelo Kaia Gerber tinha uma nuvem de tule preto que cobria os ombros.

Sem joias

Os vestidos brancos justos são usados com botas da mesma cor e cordões pretos.

Maquilhagem neutra, sem joias, o importante era a pureza de cada um dos looks.

"A Mademoiselle Chanel impôs a nobreza do silêncio contra o barulho mundano" escreveu o cineasta Jean Cocteau.

É essa visão que Viard tentou reconstruir com este desfile que, como todos os eventos da Chanel, é um dos mais esperados e assistido na primeira fila por dezenas de celebridades.

A estilista visitou uma antiga abadia da ordem de Cister em Aubazine (no centro de França), onde "Coco" Chanel morou após a morte da sua mãe e onde passou parte da sua infância. Esse local influenciou o estilo da fundadora da marca, puro e rigoroso, segundo a própria admitiu.

"O que me interessa desta decoração é o paradoxo entre a sofisticação da Alta-costura e a simplicidade do lugar", disse Viard em comunicado. "A ideia da estudante de internato, da roupa para as crianças do passado, eu gosto muito disso".

Os sérios uniformes das jovens internas coabitam com vestidos leves, de bordados florais. Os estampados de alguns looks evocam os vitrais vistos por Gabrielle Chanel todos os dias, quando pequena.

A pureza das linhas aparece também nos casacos longos e no vestido de noiva que encerra o desfile, curto e simples, com uma gola Claudine tripla e véus bordados com ramos de glicínia.

A Semana da Moda de Alta-Costura termina esta quinta-feira, 23 de janeiro.

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