Carlos Gil encerrou a 37ª edição do Portugal Fashion com o desfile intitulado 'The new sartorial'. The New Sartorial é simultaneamente costureiro, escultor, pintor e arquiteto. Idealiza cada peça com o sentimento expressionista, deixando nela parte do seu mundo e fazendo desta, um meio de reflexão e abstração, onde tons neutros se misturam com cores vibrantes. Envolve a silhueta da mulher com a mestria de um arquiteto, que veste as cidades de majestosos edifícios, estruturando o corpo mediante a mistura de curvas, diagonais e retas que se manifestam em pregueados e volumetrias. The New Sartorial, não é mais que uma evolução natural onde se procura provar ao mundo que: “A costura também é arte"!

Nuno Baltazar foi o primeiro a apresentar as suas propostas para a estação quente logo às 12h30, na Alfândega do Porto. Também este criador tem um motivo de celebração a somar aos 20 anos do Portugal Fashion: o 30.º aniversário do filme Out of Africa. Por isso, a sua nova coleção tem como ponto de partida a vivência de Karen Blixen, no Quénia, entre 1917 e 1931. As fascinantes texturas, cores e detalhes da tribo Kikuyu são o ponto de partida para propostas urbanas onde peças e detalhes sofisticados se fundem com elementos casuais e easywear. Marfim, baunilha, caramelo, marsala, sanguínea, terracota, diospiro e preto são as cores protagonistas desta estação, onde marcam ainda presença tons néons, ouro, bronze e azul denim». Nos materiais, o criador privilegia o jacquard de algodão, as telas viscose/cupro, os crepes e a seda natural, que coexistem com elementos fantasiosos tridimensionais, plissados e acabamentos foil.

Seguiu-se, às 14h30, Luís Buchinho que, desta feita, escolheu como cenário para o seu desfile o Quartel de Serpa Pinto. O regresso à Alfândega do Porto faz-se às 16h00 e estendeu-se pela noite dentro com sete desfiles na passerelle principal, mais cinco desfiles do projeto Bloom. Destaque para o desfile de marcas de vestuário 'Indústria', com propostas da Ballentina by Filomena Portela, Concreto by Helder Batista, Cheyenne e Mad Dragon Seeker by Alexandrine Cadilhe & Daniel Simões. Também houve, como habitualmente, um desfile coletivo de calçado, com as marcas Ambitious, Dkode, Fly London, JJ Heitor, J. Reinaldo e Nobrand. Entre os nomes presentes no último dia de desfiles, destaca-se Luís Onofre e as marcas Vicri, Dielmar e Lion of Porches. De referir ainda que a passerelle do Bloom também esteve aberta a alunos finalistas de três escolas de moda do Grande Porto: MODATEX – Centro de Formação Profissional da Indústria Têxtil, Vestuário, Confeção e Lanifícios, ESAD – Escola Superior de Artes e Design de Matosinhos e Escola de Moda do Porto.

O designer de calçado Luís Onofre apresentou a coleção 'Earth & Fire', na qual desenvolve uma geometria simbólica que cruza formas, cores, materiais e sons, numa multiplicidade comum às artes plásticas e sobretudo à vida. Na nova coleção, as plataformas regressam pujantes, em contraste com os rasos, enquanto nos saltos agulha (…) o formato torna-se também quadrangular. Ao nível cromático, as cores apropriam-se dos quatro elementos e criam um confronto complementar à dinâmica do mundo: castanho, mel e bege são terra; amarelo, vermelho e fúcsia são fogo; o azul-cobalto e o turquesa transmitem a força da água; o branco, por sua vez, reflete a inocência do ar. O preto representa o dark side de toda a coleção. Camurças, peles estruturadas, cetins, aplicações metálicas e cristais Swarovski são os materiais eleitos por Luís Onofre para a estação quente.

Nos quatro dias, repartidos por Lisboa e Porto, o programa do 37.º Portugal Fashion Celebration primavera/verão 2016 incluiu 22 desfiles na passerelle principal e dez na passerelle Bloom (novos talentos), com a participação de 19 criadores, seis jovens designers, três marcas de jovens designers, três escolas de moda, oito marcas de vestuário e seis marcas de calçado. É com estes números que se faz a celebração dos 20 anos do Portugal Fashion.

Veja o dossier da 37ª edição do Portugal Fashion aqui.

Um bocadinho de gossip por dia, nem sabe o bem que lhe fazia.

Subscreva a newsletter do SAPO Lifestyle.

Os temas mais inspiradores e atuais!

Ative as notificações do SAPO Lifestyle.

Não perca as últimas tendências!

Siga o SAPO nas redes sociais. Use a #SAPOlifestyle nas suas publicações.