A nova campanha da Overcube, marketplace que representa uma nova forma de comprar calçado online, tem um único sonho em comum: que a Arte em Portugal seja reconhecida; que os jovens talentos em Portugal sejam vistos e ouvidos; que os discursos que realmente interessam sejam postos em cima da mesa para que, através da Arte, se eduque, se critique, e se cresça.

Filipa Pinho, Jhon Douglas e La Vie de Marie são os três jovens artistas protagonistas da campanha, que através da sua arte expressam sentimentos e inquietudes próprias da sua geração.

Os suportes mais tradicionais são acarinhados e reinventados como canal de reflexão crítica, de expressão de pensamentos profundos e análises pertinentes sobre o estado evolutivo de problemas enraizados, como a igualdade de género.

Nascer e viver como jovem artista em Portugal é uma utopia. São poucos aqueles que conseguem realizar o sonho e que não desistem, apesar de existirem num país onde a Arte, os artistas e os jovens ainda são pouco, ou nada, ouvidos.

Só que, para aqueles que não sabem, há uma coisa que faz bater o coração deste país à beira-mar: a Arte da moderna cultura portuguesa. Talvez por termos mar, tradição e tragédias, os jovens portugueses são extremamente criativos, audazes e talentosos.

Filipa Pinho, do Porto, traz-nos belíssimas peças onde cabem discursos extremamente relevantes construídos em crochet.

Jhon Douglas veio do Brasil e faz parte da moderna cultura portuguesa. É multiartista e um crítico atento às questões sociais que mais próximas se encontram da sua realidade: a multiculturalidade, a diversidade, a inclusão. Através da música, da escultura e da pintura, Jhon leva-nos numa viagem rica que une dois países irmãos e que têm tanto a ganhar com estas pontes que se criam através dos jovens e da Arte.

Por último, para fechar este trio que se propõe a representar a Arte da Moderna Cultura Portuguesa na nova campanha da Overcube, La Vie de Marie surge como uma lutadora, artista em vários suportes, que sonha com a “normalização” de todos para que a inclusão passe do sonho para a realidade.

Os jovens artistas portugueses sabem aquilo que se passa aqui e lá fora e, ao contrário do que está construído na mente de muitos portugueses, a moderna cultura portuguesa inclui uma enorme variedade de outras culturas, de outras visões e linguagens. Faz parte de nós e faz parte da nossa Arte: dar e receber.

Um bocadinho de gossip por dia, nem sabe o bem que lhe fazia.

Subscreva a newsletter do SAPO Lifestyle.

Os temas mais inspiradores e atuais!

Ative as notificações do SAPO Lifestyle.

Não perca as últimas tendências!

Siga o SAPO nas redes sociais. Use a #SAPOlifestyle nas suas publicações.