Muito feminina e versátil, a saia adapta-se a todos os estilos (e corpos) sem perder a sua feminilidade.
No caso das mulheres mais cheiinhas e generosas nas formas, este é o modelo de saia ideal.
Acentua a cintura e disfarça o volume do quadril graças ao seu corte evasê. E as linhas verticais criadas pelo tecido alongam a silhueta.
«Use este modelo com saltos altos para adelgaçar a silhueta mas evite colocar uns collans opacos porque engrossam as pernas», recomenda Mafalda Alves, assistente de moda da Saber Viver.
Para as altas e magras
A saia plissada tende a aumentar o volume dos quadris, por isso, é indicada para as mulheres mais estreitas que podem (e querem) dar mais formas ao seu corpo. O comprimento abaixo dos joelhos é apenas para as altas, pois encurta visualmente o tamanho das pernas. Use este modelo com um top justo para o coordenado não ficar demasiado volumoso. Não opte por partes de cima com tecifos grossos porque não conjugam bem com a fluidez da saia.
Para as magras
A minissaia só é permitida a mulheres com tudo no sítio, como popularmente se costuma dizer. O seu mini comprimento e a forma como se ajusta expõe demasiado o corpo, sendo, por isso, obrigatório estar em forma para este modelo assentar na perfeição. Use este tipo de saia com cuecas sem costuras para não se notarem as marcas. Evite partes de cima muito justas e decotadas, pode ficar com um ar vulgar.
Evasê
É uma excelente opção para quem tem o quadril largo. O seu corte demarca a cintura e ajuda a disfarçar o volume da região das coxas. nas baixinhas fica melhor combinada com saltos altos.
Pencil
É ideal para quem é alta e não tem quadril largo, pois este modelo cria a ilusão de curvas. As mulheres de estatura baixa devem evitá-la porque achata a silhueta.
Godê
É ideal para mulheres extremamente estreitas. Este corte de saia cria volume na parte inferior do corpo, por isso, deve ser evitado por quem tem o quadril largo.
Comprida
Fica bem a praticamente todas as mulheres. As altas e magras podem arriscar em modelos estampados e volumosos, enquanto que as mais baixas e cheiinhas devem preferir os tecidos fluidos.
Mullet
A saia assimétrica assenta melhor num corpo esguio. As mulheres mais pequenas devem optar por uma parte da frente por cima do joelho para não encurtar a perna.
Comentários