A apresentação cuidada não é tudo, no entanto, para além de aumentar a autoestima, revela cuidado, responsabilidade e respeito por aqueles que nos rodeiam. Assim, o dress code, como o próprio nome indica, é um código de vestuário que diz respeito a aspetos de aparência e a erros comuns facilmente evitáveis. Veja algumas regras simples que selecionámos!

Too sexy
É importante que se saiba fazer a distinção entre vestir-se bem para uma ocasião formal e vestir-se bem para uma ocasião social, principalmente quando se constrói um look profissional. Este exige que seja sóbrio, evitando os grandes decotes, as saias mais do que um palmo acima dos joelhos, a maquilhagem arrojada, muitos acessórios ou sapatos demasiado vistosos.

Acessórios muito casuais, vistosos ou de má qualidade
Num look profissional é importante que saiba conjugar bem os acessórios. Ou seja, no caso dos acessórios, como a mala, não devem dar demasiado nas vistas e devem, acima de tudo, estar em harmonia com o resto do conjunto. O mesmo se aplica aos restantes acessórios, não sendo aconselhável que use brincos grandes, bijutaria muito brilhante ou excesso de pulseiras e colares. Opte por o mais simples.

O salto alto
São uma peça elegante, feminina e obrigatória no guarda-roupa de qualquer mulher, no entanto, para que os possa usar corretamente é importante que se saiba equilibrar na altura do sapato. A postura é parte fundamental de um look, por isso, caso não se sinta segura nos sapatos de salto demasiado alto, o melhor é optar por um salto mais baixo, pois estes vão lhe garantir mais segurança e proporcionar uma postura adequada.

Não fazer ajustes na roupa
Se tem uma peça da qual gosta muito, mas lhe está demasiado larga, opte por não a usar e evite constrangimentos. Em qualquer look, é importante que a roupa seja adequada ao corpo, nem demasiado justa, nem demasiado larga, pois caso isso aconteça provoca um visual descuidado e uma aparência pouco séria.

Calçado apropriado
Num look formal é fundamental que calce os sapatos certos. Mesmo que privilegie o conforto ao invés da sofisticação, convém sempre que escolha modelos neutros, que se possam moldar a qualquer situação. Para mulheres, umas bailarinas sofisticadas e de boa qualidade e para homens uns loafers discretos, são sempre uma boa opção.

Um bocadinho de gossip por dia, nem sabe o bem que lhe fazia.

Subscreva a newsletter do SAPO Lifestyle.

Os temas mais inspiradores e atuais!

Ative as notificações do SAPO Lifestyle.

Não perca as últimas tendências!

Siga o SAPO nas redes sociais. Use a #SAPOlifestyle nas suas publicações.