Há sempre pontos mais débeis que é preciso trabalhar. No caso dos saltos, falamos da dor de pés, de costas, o inchaço, as bolhas ou os calos. Tudo isto pode acontecer quando andamos um dia inteiro com eles. Como quando somos convidadas para um casamento. O que fazer?

Não se preocupe! Vai poder brilhar naqueles espetaculares saltos altos que viu no outro dia na vitrine da sua loja favorita. Sim, porque nós sabemos uns truques fantásticos para evitar as dores de pés. Desta forma vai poder ser a convidada perfeita e cheia de estilo no próximo casamento e, como bónus, dançar a noite toda!

1. Faça exercícios para preparar os pés

Comece por fazer exercícios específicos para fortalecer os pés. Realize exercícios de alongamento dos músculos do pé e dos gémeos, bem como exercícios de fortalecimento de dedos e tornozelo. Faça-o com uma frequência de três a quatro vezes por dia, durante duas semanas antes da data do seu evento, para preparar os pés para os saltos altos.

Quem disse que saltos altos é sinónimo de dores de pés?
créditos: Marco Torre, beyond photography

2. Faça a escolha adequada

Regra número um: se não tem por hábito usar sapatos de salto alto, não se incline logo para aquele par de stilletos altíssimos. São lindos, nós sabemos, mas é certinho que não os irá aguentar durante muito tempo. Tem três soluções

  • Escolha uns sapatos com pouca altura – apenas 5 ou 6 centímetro;
  • Pense na possibilidade de usar uns sapatos de cunha, com um pouco de plataforma ou que apertem no calcanhar, pois são mais cómodos. Os chamados modelos peep toe são muito confortáveis para caminhar e distribuem melhor o seu peso, pois possuem uma compensação na zona frontal do pé, aliviando o esforço dos tornozelos.
  • Prefira os sapatos de saltos grossos ou quadrados, pois dão-lhe mais firmeza ao andar e permitem uma melhor distribuição do peso corporal. Guarde os sapatos de salto mais fino – que dão maior desequilíbrio, o que irá esforçar mais o pé – para arrasar em momentos mais especiais – um encontro romântico! - em que não precise de caminhar um dia inteiro com eles.

Outro conselho: compre os sapatos ao final do dia. Porquê? Porque é nessa altura que os pés estão mais sensíveis e inchados e, por isso, ao experimentar os sapatos de salto alto, vai sentir onde aquele par irá magoar mais, o que irá pesar mais na sua decisão.

Prefira também sapatos de materiais e fabrico de qualidade, sem olhar ao preço. Claro que terá de ter em consideração a sua capacidade económica, mas aqui a dica é não apostar ou desconfiar das “pechinchas”. Lembre-se que os seus pés vão suportar o seu peso corporal durante muitas horas! E como se diz: “o barato muitas vezes sai caro!”

Quem disse que saltos altos é sinónimo de dores de pés?
créditos: Efeito Espontâneo

3. “Pratique” a andar com os novos sapatos

Estrear sapatos novos no dia do evento é o pior que poderá fazer. Comece a andar com eles pelo menos uma semana antes, para que se adaptem à forma do pé e vice-versa, isto é, para que também se habitue à sua forma, salto e caminhar. Se o material for muito rijo, nas primeiras vezes calce umas meias para os alargar. Só depois use os collants iguais aos que for usar no grande dia. Outro truque é aplicar um pouco de creme na zona interior dos sapatos para amolecer o material.

Se quiser manter a sola dos sapatos intacta, pode colocar um pouco de fita-cola. Retire-a só no dia do casamento e, assim, os seus sapatos ficam como novos!

4. Evite usar sapatos emprestados

Evite levar no dia calçado que já foi utilizado por alguém. Lembre-se que os sapatos estarão moldados ao formato do pé da sua dona e a forma assumida poderá ser prejudicial aos seus pés, causando instabilidade, feridas e dor.

Quem disse que saltos altos é sinónimo de dores de pés?
créditos: Andiwonder wedding

5. Dê mimo aos seus pés

Uma exfoliação, massagens relaxantes, uma pedicure a fundo para evitar as durezas… são tudo mimos muito importantes que deverá fazer antes de submeter os seus pés a um prolongado número de horas com sapatos de salto alto.  Mas atenção: deverá fazer uns dias antes do evento, para não sentir qualquer tipo de desconforto resultante dos tratamentos realizados, que podem fragilizar o pé. Mas se, a tudo isto, juntar uma boa hidratação, terá os seus pés totalmente preparados para o uso do salto alto.

6. Nada de ficar parada

No dia do casamento não fique muito tempo parada, já que carregar o peso do corpo com saltos altos é o principal responsável por causar a dor de pernas e pés. Procure dar pequenos passeios.

Quem disse que saltos altos é sinónimo de dores de pés?
créditos: Across the Mountains

7. Use fita-cola

Existe um truque muito eficaz para evitar a dor causada pelos saltos altos na zona a seguir aos dedos, que se chama metatarso. A solução é juntar o dedo dois e o dedo três com um pouco de fita-cola. Isto irá reduzir drasticamente a dor que se poderia produzir nessa zona!

8. Recorra a palmilhas e géis no dia do casamento

Há muitos produtos indicados para a redução do desconforto dos sapatos de salto alto, nomeadamente palmilhas e géis específicos para cada problema. Também existem géis e sticks que se aplicam antes do uso dos sapatos e que evitam a fricção da pele com os mesmos.

Quem disse que saltos altos é sinónimo de dores de pés?
créditos: 135 Milímetros

9. Uma questão de postura

Se os saltos forem muito altos, há uma posição milagrosa que adia ou evita a dor, pois permite-lhe descansar um pouco os pés durante o dia, equilibrando o peso do corpo. Assim, coloque os pés à frente um do outro, de forma a que os joelhos fiquem esticados.

Com todas estas nossas dicas estará mais do que preparada para usar uns fantásticos sapatos de salto alto. E aproveite o dia ao máximo!