"Hot n'Cool" foi o sugestivo tema para o 25º Portugal Fashion, evento que decorreu entre 16 e 18 de Outubro e apresentou as tendências de pronto-a-vestir, calçado e ourivesaria para a estação quente de 2010. O edifício da Alfândega do Porto recebeu 17 desfiles de moda (entre colectivos e individuais).

Anabela Baldaque, Dielmar, Fátima Lopes, Felipe Oliveira Baptista, Luís Onofre, Red Oak e Storytailors são alguns dos nomes que apresentaram as suas colecções Primavera / Verão.

A grande novidade deste ano foi a realização de um desfile consagrado exclusivamente à joalharia / ourivesaria que se juntou aos habituais desfiles de pronto-a-vestir (criadores e marcas), calçado (criadores e marcas) e jovens criadores. A intenção foi associar o design inovador da nossa joalharia à modernidade das propostas dos estilistas nacionais, promovendo-se assim dois sectores fundamentais da Fileira Moda.

Veja aqui as imagens de todos os desfiles:

Dossier Portugal Fashion

"O Portugal Fashion tem, desde a sua génese, um propósito de promoção da Fileira Moda nos seus múltiplos cambiantes, funcionando o evento como um pólo aglutinador e dinamizador de diferentes sectores. Pensamos que, com uma estratégia concertada entre os vários sectores da Fileira, será mais fácil criar uma identidade para a moda portuguesa, de forma a reforçar a sua competitividade nos mercados nacional e internacional", considera o presidente da ANJE (Associação Nacional de Jovens Empresários), Francisco Maria Balsemão.

Outra das novidades do 25º Portugal Fashion foi o regresso do evento ao Porto, depois de quatro edições na outra margem do Douro, em Vila Nova de Gaia. Foi pois no Porto que o evento deu expressão ao conceito "Hot n'Cool", o qual remete para a sensualidade que envolve o Verão e para uma estética sofisticada, urbana e cosmopolita. Houve, portanto, uma vontade de desafiar os criadores a celebrarem a exaltação própria dessa estação.