Comprar óculos escuros não é tarefa fácil mas é uma etapa incontornável para enfrentar os dias de sol (e mesmo os nublados!) com estilo e, sobretudo, sem pôr em risco a saúde dos seus olhos. Estima-se que o efeito dos raios ultravioleta esteja na origem de lesões retinianas, associadas a patologias como a degenerescência macular ou cataratas.

De seguida, reunimos as principais recomendações e dicas para que faça as melhores escolhas. Boas compras!

Veja a GALERIA DE IMAGENS DE ÓCULOS DE SOL

Últimas tendências

Os novos óculos de sol já estão aí e diversidade não falta, como explica Helena Penteado, consultora de imagem. Para além dos clássicos XL e aviador, em tons escuros (preto, castanho), também aparecem óculos com aros coloridos ou com padrões (print animal, bolas, riscas) e lentes coloridas.

Na paleta de cores, «alguns dos tons são muito arrojados e fortes (néon) como o laranja ou azul-turquesa, mas há outros discretos como o roxo, verde seco ou cinza», ilustra. Como a moda está a ser um pouco influenciada pela crise (especialmente as opções de compra) os modelos clássicos são os mais procurados, ou seja, óculos com armação em tons escuros ou neutros (castanho, preto, cinza, metalizadas) quadrados ouarredondados, normalmente em formato XL.

Eternos favoritos

Nem tudo é inovação na moda. Alguns modelos marcam presença desde anos anteriores. Os óculos estilo aviador continuam em voga» salienta a consultora. Podem ser ou não espelhados, normalmente com armação metalizada em prateado ou dourado.

Se é fiel aos seus óculos ou gosta de reciclar saiba que, apesar de todos os formatos serem aceites, os modelos de dimensão reduzida são os menos apreciados. Os wayfarers da RayBan continuam a usar-se, o ano passado viam-se os pretos ou vermelhos, agora surgem em cores como o azul-turquesa.

Veja na página seguinte: Como conjugar os óculos com outros acessórios

Roupa e acessórios

Antes de adquirir os óculos, tenha em consideração o tom das peças, se usa neutros pode arriscar nuns óculos coloridos, mas se gosta de muita cor no Verão o ideal é um modelo mais neutro, sugere a consultora.

Os óculos em preto ou castanho são mais versáteis, do que os de armação prateada ou dourada.

Colares ou brincos grandes prateados não ficam bem com óculos dourados e vice-versa (se forem discretos já não há esse problema), diz. Se não pretende investir em dois pares de óculos opte por modelos em massa, preto ou castanho, que ficam bem com qualquer conjunto, sugere.

Respeitar a tez

Tal como acontece com a maquilhagem, os óculos de sol devem valorizar a tez. Na opinião de Helena Penteado. O tom dos óculos deve ficar bem no tom de pele. Por exemplo, uns óculos num tom pastel vão morrer numa pele muito clara. Aí convém optar por uma cor forte ou mais escura.

Obter um efeito contrastante sem pôr em causa o protagonismo do próprio rosto é o segredo das escolhas acertadas. Por vezes, os óculos com armação preta ou escura podem dar um ar pesado. Se é o seu caso, opte por armações neutras, em castanho claro ou metalizado.

O rosto certo

O equilíbrio entre a face e os óculos é o segredo de um visual de sucesso. Enquanto o rosto oval fica bem com tudo e é especialmente favorecido pelo modelo quadrado, realça Helena Penteado, os restantes tipos de rosto impõem algumas regras.

Se tem o rosto quadrado, escolha óculos arredondados e um pouco mais estreitos do que a zona mais larga do rosto. Os redondos grandes também são uma hipótese, sugere. Numa face mais redonda, deve preferir «armações com linhas angulares para dar definição ao rosto. Ficam muito bem as quadradas ou rectangulares», comenta.

Por fim, caso seja triangular, uma boa opção são os óculos arredondados ou ovais para suavizar o rosto, aconselha. Seja qual for o perfil, o tamanho dos óculos deve ser proporcional ao rosto.

O segredo está na lente

6 regras essenciais para proteger a saúde dos seus olhos

1. Adquira óculos de sol apenas em lojas especializadas.

2. Veja se as lentes têm protecção anti-UV, em percentagem (99 por cento) ou em comprimento de onda
(400 nm).

3. Escolha as lentes em função da utilização que dará. Prefira lentes mais escuras
para ambientes luminosos. As lentes com gradientes de coloração, indicadas para conduzir, não devem ser usadas na praia, pois deixam passar mais luz.

Veja na página seguinte: A influência do tamanho da lente na protecção ocular

4. Quanto maior a lente maior a protecção. As lentes curvas e grande dimensão têm a
vantagem de impedir a passagem de raios pela armação. As lentes castanhas oferecem maior conforto e qualidade de visão.

5. Para avaliar a qualidade das lentes, segure nos óculos e coloque-os diante de um padrão geométrico. Desloque-os lateral e verticalmente e observe, em cada lente, se o padrão se move ou não. Numa lente de qualidade o padrão permanece imóvel.

6. A ideia de que o uso de óculos de sol permite uma exposição mais prolongada ou uma fixação mais directa da luz solar sem risco «é falsa», alerta Luís Gouveia Andrade. Mesmo em dias cinzentos ou enevoados, deve usar óculos de sol, uma vez que os raios UV conseguem passar através das nuvens, alerta o médico oftalmologista.

Texto: Manuela Vasconcelos com Helena Penteado (consultora de imagem) e Luís Gouveia Andrade (médico oftalmologista)

Um bocadinho de gossip por dia, nem sabe o bem que lhe fazia.

Subscreva a newsletter do SAPO Lifestyle.

Os temas mais inspiradores e atuais!

Ative as notificações do SAPO Lifestyle.

Não perca as últimas tendências!

Siga o SAPO nas redes sociais. Use a #SAPOlifestyle nas suas publicações.