Arrumar a mala para ir de férias é por vezes um trabalho que acaba por ser mais esgotante do que o necessário. A chave para o conseguir fazer com calma e paz, é saber o que precisa de levar consigo e o que realmente acaba por só fazer peso nas costas. Deixamos aqui várias dicas nesse campo; especificamos desde roupa até comidas e o que deve ter em conta ao arrumar a bagagem de toda a família.

Saber o que levar na mala não tem de ser muito complicado. Arranje um papel e caneta, e faça uma lista com as seguintes peças de roupa:

T-shirt/tops: Leve alguns tops, mas procure não levar o armário atrás: se vai passar as férias no litoral, o mais provável é acabar por usar a mesma roupa para ir todos os dias à praia ou à piscina, por isso centre-se mais na roupa que irá usar, por ventura, para ir jantar fora ou sair à noite. Se vai passar 5 noites fora, 3 tops serão o suficiente: não tem de ir com bagagem pesada e desnecessária, basta lavar os tops, caso estes fiquem sujos, e alterná-los com diferentes acessórios para os transformar em looks distintos todas as noites.

Camisolas: Apesar de ser verão, é sempre uma boa aposta estar prevenido e levar uma camisola de malha para os dias mais frios. Nunca se sabe quando o vento vai soprar, e mais vale evitar compras desnecessárias de momento.

Casacos: Mais uma vez, nunca se sabe quando pode fazer mau tempo. É aconselhável levar uma gabardine ou um impermeável. Não vai pesar nada na sua mala, pois tem várias peças leves para este tipo de ocasião.

Jeans: É o bem mais precioso numas férias: dão com todo o tipo de peças, lavam-se com extrema facilidade e são muito versáteis. Tanto pode ir jantar fora com elas, como ir dar uma volta pela cidade. Leve dois pares para cada membro da família: assim caso um se suje, vai ter uma muda à mão. Pode também levar calções de ganga, muito úteis para a praia e nos momentos de maior calor.

Saiba mais na página seguinte

Sapatos: Ter uma certa variedade de sapatos será de valor; procure levar umas sandálias e um par de chinelos para ir para a praia e sair a noite, e uns ténis confortáveis para caminhadas. Vai fazer a diferença, e os seus pés agradecem.

Leve mudas: Não há nada pior do que não ter um fato de banho seco para usar, e ter de vestir um fato de banho molhado do dia anterior. Leve pelo menos duas peças para estar à vontade.

Para o sol: Leve chapéus, óculos de sol e uma proteção solar elevada (fator 35 para cima) para a família toda. Procure não andar exposto ao sol nas horas de maior calor – meio dia às duas da tarde. Não se esqueça que as crianças mais novas vão sofrer ainda mais com o sol, por isso vista-lhes uma t-shirt para não apanharem um escaldão.

Para a noite: Leve uma roupa mais aprumada, pois com certeza terá a hipótese de sair uma vez ou outra para um sítio mais chique. Se quiser, leve a sua maquilhagem favorita.

Acessórios: Porque qualquer roupa mais básica pode passar a ser super chique com acessórios, se não tiver espaço para uma roupa mais arranjadinha, leve um colar e umas pulseiras para dar um toque de sofisticação ao seu look. Para as mais novas, leve uns acessórios de cabelo e para os meninos pode acrescentar na mala uma camisa leve sem mangas.

Roupa para dormir: Não se esqueça de arrumar um pijama para dormir. É importante que esteja confortável para recuperar durante a noite para conseguir estar alerta no dia seguinte.

Saiba mais na página seguinte

Como para ir de férias não são só precisas roupas, acrescente na sua lista estes acessórios importantes:

Toalhas: Vá para um apartamento, ou para um hotel, levar as nossas próprias toalhas acaba por ser uma ótima ideia; os hotéis geralmente não deixam que os seus convidados as levem para fora do empreendimento, pelo que se quiser ir a uma praia mais longe, ou mesmo a um parque aquático, teria de comprar umas novas ou pagar para utilizar as existentes no hotel. Num apartamento alugado, muitas vezes nem têm toalhas para oferecer aos convidados. Pergunte antes, para não ser apanhado desprevenido.

Cremes e produtos de higiene: É muito importante levar estes produtos de casa: quando chegar ao seu destino, o mais provável é os preços subirem muitíssimo, por isso poupe o seu dinheiro levando produtos que já tem consigo. Leve creme solar, after sun, gel de banho, champô e amaciador.

Primeiros Socorros: É importante ir prevenido com um kit de primeiros socorros, vá com ou sem crianças. Os acidentes acontecem, e mais vale ir prevenido. Inclua betadine, algodão, pensos, adesivo, gaze, tesoura, pinça e comprimidos para as dores.

Entretenimento: Especialmente se vai com crianças, não se esqueça deste ponto fulcral! Pode levar baralhos de cartas, pequenos jogos de tabuleiro e até jogos mais básicos, como cordas, bolas de praia e frisbee. Leve também livros para ler e livros com exercícios, ou jogos para as crianças, e não se esqueça de levar uma caneta ou lápis.

Longas viagens de carro: Para viagens de carro é obrigatório, para além de um lanche, levar música. O tempo vai passar mais rápido e irá manter os seus filhos entretidos. Leve também um cobertor e uma camisola, pois se os miúdos quiserem dormir, e o tempo estiver fresquinho, ou o ar condicionado estiver ligado, o mais provável é terem um pouco de frio.

Saiba mais na página seguinte

Se vai acampar: Poupe dinheiro ao fazer a sua comida no acampamento. Leve uma botija de gás e, se quiser, uma grelha, e terá tudo o que precisa para fazer uma refeição rápida, mas boa. Leve também um canivete suíço, bem como uma lanterna e ténis ou botas todo-o-terreno.

Para caminhadas: Se pretende fazer caminhadas, seja pela cidade ou campo, leve uma mochila ou uma bolsa de cintura. Ter as mãos livres é uma bênção.

Sacola de praia: Para não estragar a sua mala preferida, leve uma sacola de praia para os dias de banhos de sol. Algo de pano ou palhinha servirá perfeitamente.

Saco térmico: Para os dias mais quentes e principalmente para levar as sandes para a praia.

Para a praia: Leve um chapéu de sol e um pára-vento! Serão ótimos aliados; o pára-vento também poderá ser usado para fazer sombra para os mais pequenos, o que é uma grande vantagem.

Garrafas Sigg (ou do género): Para não andar a comprar garrafas de água diariamente, use uma garrafa Sigg. É ótimo para o ambiente e para a carteira!

Kit de costura: Especialmente com crianças, é normal que haja rasgões: evite comprar novas roupas quando as pode costurar num instante.

Para a praia dos mais pequenos: Não se esqueça de levar boias e braçadeiras, mas atenção: todo o cuidado é pouco! Se tiver oportunidade, ponha uma pulseira nas crianças para as poder distinguir claramente numa vasta praia e não se afaste delas quando estão a brincar com os insufláveis pois um pouco de vento pode levá-los para longe.

Saiba mais na página seguinte

Deixamos aqui também várias dicas para os vários tipos de férias:

Se vai viajar de carro: Se vai de carro e leva os seus filhos, leve um lanche; as estações de serviço são muito caras e a comida que lá obtém não será tão nutritiva quanto uma peça de fruta ou uma sandes feita em casa. Leve um desinfetante de álcool em gel para eles poderem limpar as mãos após comerem.

Se vai de avião: Tanto quanto possível, tente levar malas leves, que possam ir consigo dentro avião, em vez de levar malas maiores que vão no porão, para poder evitar a correria de ir buscar as malas. Vai poupar tempo, e sobretudo, a sua paciência. Contudo há que ter em conta que não se pode levar tesouras ou objetos cortantes a bordo: leve tesouras de pontas redondas e limas de cartão. E tenha também cuidado com as novas regras relativas aos líquidos: as embalagens têm de conter menos de 100 ml cada e no total não poderá levar mais de 1litro em produtos.

Para o campo: Leve um anti-mosquitos; não hã nada pior do que ter os nossos dias de férias estragados por causa das picadas irritantes dos mosquitos.

Se vai para o norte: Leve chapéu de chuva e roupa bem quente para a noite. Quando o sol cai, a temperatura baixa muito.

Se for para o estrangeiro: Leve um livro de frases ou um dicionário, para poder comunicar com à vontade e sem confusões.

Se vai de férias para um apartamento: Com certeza que terá em casa comida no frigorífico e dispensa; se tem a possibilidade de cozinhar no seu apartamento, leve várias coisas básicas. Inclua: arroz, massa, azeite, óleo, sal, pimenta, vinagre, bolachas e cereais.

Se vai de férias para um hotel: Tenha cuidado com as horas de chegada e as horas de abertura dos restaurantes, buffets e lojas do empreendimento: não há nada pior do que chegar as onze da noite ao nosso destino, com a barriga vazia, e não encontrar um sítio onde comer. Informe-se, e se for preciso, leve um lanche consigo.

Saiba mais na página seguinte

Para além destas dicas que já lhe demos, tenha também em conta os seguintes pontos:

Não esquecer dos básicos: Às vezes são os que mais nos passam ao lado. Leve escova e pasta de dentes, um pente para o cabelo, roupa interior de sobra, desodorizante, produtos de higiene íntima, carregador de telemóvel e papel higiénico.

Em vez de dobrar a roupa: Deixe-a nos cabides e enrole-a uma na outra. Ao contrário do que parece, vai caber mais roupa na mala, vai-se amachucar menos, e terá a facilidade de chegar ao destino e pendurar tudo num abrir e fechar de olhos, sem ter de se preocupar com nada!

Mapa e máquina fotográfica: Dois essenciais a não esquecer. Um para o manter sempre na sua rota e outro para mais tarde recordar as suas fantásticas férias!

Faça planos antecipadamente: Leve uma pasta com folhetos de sítios a visitar e faça planos fixos para um ou dois dias da viagem. É bom ter dias planeados antecipadamente e saber como e aonde se vai: pode ir por exemplo a um parque aquático, zona histórica da cidade ou a museus.

Detergente: Esteja preparado para lavar peças de roupa e/ou louça. É sempre bom ir prevenido com pelo menos detergente para a roupa, para a poder lavar durante a viagem; especialmente porque estamos no verão, a sua roupa vai secar de um dia para o outro. Se vai para um apartamento, seja ecológico e esqueça os pratos e talheres de plástico, e prefira usar louça que possa ser reutilizável.

Saiba mais na página seguinte

Newsletter

Receba o melhor do SAPO Lifestyle diariamente no seu email.

Notificações

Os temas mais inspiradores e atuais estão nas notificações do SAPO Lifestyle.

Na sua rede favorita

Siga-nos na sua rede favorita.