Tornou-se uma tendência e depois foi criado o hábito: trocar e comprar coisas em segunda mão. Assiste-se a uma onda de saudade e revivalismo que faz com que as pessoas procurem coisas antigas, de qualidade e que ainda podem ser usadas. Há também alguma preocupação com a durabilidade de alguns produtos e, por conseguinte, a necessidade de querer saber onde se podem comprar bons e originais artigos a preços baixos. Também nas roupas e nos objetos do dia a dia se aplica a regra dos três R's: reduzir, reciclar e reutilizar.

Sejam peças de roupa, mobiliário, eletrodomésticos ou tecnologia, tudo se compra, se vende e se troca em 2ª mão e por isso, apresentamos-lhe uma lista de lugares e sites onde poderá comprar e trocar de tudo um pouco em segunda mão. Se ainda associa roupa e objetos em segunda mão a coisas super puídas, velhas, estragadas e que cheiram mal, ficará surpreendido com algumas das sugestões que aqui lhe deixamos.

Feiras

As feiras da ladra, feiras de velharias e antiguidades são sítios ótimos para encontrar muita coisa em segunda mão. Estas feiras vendem de tudo um pouco e são os locais ideais para encontrar peças verdadeiramente antigas e bem conservadas por verdadeiras pechinchas. Em Lisboa visite a Feira da Ladra que tem lugar às terças e sábados no Campo de Santa Clara e no Porto visite a Feira da Vandoma que se realiza nas Fontainhas todos os sábados entre as 8h e as 13h ou a FleaMarket, ex-libris da cidade que não pode ser ignorado. Realiza-se todos os meses e reúne lojas de roupa em segunda mão.

Lojas físicas e online

Hoje em dia é possível encontrar artigos em segunda mão em lojas específicas. Têm aberto cada vez mais lojas de roupa, quinquilharia, etc... em segunda mão e de peças vintage em várias cidades do país. Estas lojas, apesar de terem preços mais caros do que as feiras, têm peças originais de outras décadas em ótimo estado de conservação, bem cuidadas e por vezes de marcas bastante conhecidas como Hermès ou Valentino. Pode comprar roupa, acessórios em segunda mão e até 'compor' o carro dos seus sonhos, em lojas como: A Outra Face da Lua , na Ás de Espadas, Toy Department, Cantinho do Vintage, Timeless Garage, Retro Shop, Louie Louie (Lisboa e Porto), Rosa Chock, Du Chic a Vendre, Naftalina, Addict.a, Quartier Latin, Mon Père Vintage,

Internet

A Internet potenciou amplamente o surgimento de lojas e conceitos de artigos em segunda mão.
É possível encontrar todo o tipo de artigos em segunda mão nos sites de classificados grátis. Carros, móveis, roupa ou tecnologia são facilmente comprados e vendidos neste tipo de sites Dê uma vista de olhos ao OLX, ao Coisas ou ao Custo Justo.

Existem depois outro tipo de lojas, mais viradas para o vestuário e acessórios que também viram na Internet e nas redes sociais uma oportunidade de chegar a mais pessoas, sem ter que ter um espaço físico. No Facebook existem vários grupos onde é possível trocar quase tudo, bastando para tal fazer uma pesquisa daquilo que lhe interessa. Hoje em dia a rede social disponibiliza a plataforma Marketplace e esta reúne uma série de categorias (troca, vendas, etc...). Por norma está localizada entre o ícone das suas notificações e os pedidos de amizade.

Como pode ver, comprar e trocar coisas em segunda mão continua na moda! Há inúmeras possibilidades. É uma questão de explorar a melhor opção e de começar!

Um bocadinho de gossip por dia, nem sabe o bem que lhe fazia.

Subscreva a newsletter do SAPO Lifestyle.

Os temas mais inspiradores e atuais!

Ative as notificações do SAPO Lifestyle.

Não perca as últimas tendências!

Siga o SAPO nas redes sociais. Use a #SAPOlifestyle nas suas publicações.