Porque hoje em dia a imagem assume uma enorme importância e oferta de peças de vestuário, calçado e acessórios é cada vez mais diversificada, pedimos a duas especialistas nesta área que nos dessem a conhecer as lojas ideais para dar uma lufada de ar fresco ao armário.

Siga, com atenção, o roteiro, elaborado de acordo com diversos segmentos do mercado, que criámos para si e aproveite as dicas das especialistas para escolher as novidades que já inundaram as montras do país.

Peças acessíveis

Se o seu objectivo é adquirir um número considerável de peças com um baixo orçamento ou mesmo actualizar o guarda-roupa sem gastar muito dinheiro, existem lojas, espalhadas pelos shoppings em todo o país, que podem fazer a diferença.

Segundo Alexandra Simões de Carvalho, «a H&M e Bershka são ideais para as peças básicas em algodão (camisolas, camisas, casacos de fecho), a Stradivarius para as gangas e roupa sportswear e a C&A para os básicos, incluindo acessórios e roupa de dormir».

Segmento médio

Para adquirir tanto básicos como peças de tendência com uma boa relação qualidade/preço, de acordo com as consultoras de imagem, são boas opções lojas como a Zara, Lanidor, Mango, Globe, Benetton, Sisley, Caroll, Stefanel, Loja Amarela e Friday’s Project.

Neste segmento, ambas as especialistas destacam a Massimo Dutti como a melhor loja na relação qualidade/preço e um excelente espaço para comprar as peças base de qualquer guarda-roupa, nomeadamente fato completo, sobretudos, gabardines, camisas, malhas finas, cardigans. «As melhores lojas da cadeia, no distrito de Lisboa, pelo espaço e atendimento, são as do LoureShopping, CascaiShopping e Amoreiras», afirma ainda Alexandra Simões de Carvalho.

Tendências aos melhores preços

A Zara, Mango, Caroll e Lanidor são excelentes para quem procura estar na moda a preços convidativos, sendo ideais para comprar vestidos, casacos, jaquetas e tops originais, muito tendência. «Aliás, pode dizer-se que a Zara é o “guarda-roupa” de muitas produções de moda, apresentando-se também como uma boa alternativa para adquirir básicos de algodão, como tops, t-shirts e camisolas», refere a consultora de imagem da Style Your Life.

Andréa Schaeffer é da mesma opinião, adiantando ainda que «as últimas colecções da Mango, com as parcerias que têm sido feitas, são muito bonitas, e a Caroll, para mulheres mais clássicas, é uma excelente opção para quem necessita de tamanhos grandes».


Veja na página seguinte: Como conjugar elegância e qualidade com... preços baixos!

Elegância e qualidade

A Globe representa um segmento mais clássico e elegante, sendo ideal para guarda-roupas de trabalho e lazer mais sofisticados, para mulheres elegantes e que gostam de vestir artigos de qualidade a preços razoáveis.

Já a Stefanel e a Benetton são referências para quem procura malhas e tricôs, assim como peças com corte original e diferente.

Segundo Alexandra Simões de Carvalho, «as peças-chave são as malhas, embora apresentem uma excelente colecção de acessórios e abrigos (sobretudos, casacos, capas, ponchos, boleros em pêlo, entre outros)».

A Loja Amarela é ideal para roupa de festa e toilette, sendo indicada para adquirir vestidos, tops e túnicas. A Friday’s Project e a Sisley inserem-se no segmento jovem e moderno, sendo ideal para adquirir jeans, t-shirts, roupa sportswear e streetwear.

Preços médios e elevados

As especialistas em imagem referem como boas opções, dentro de um segmento médio-alto, lojas como Gerard Darel, Bimba & Lola, BCBG Max Azria, Extart & Panno, Tara Jarmon, Pedro del Hierro, Purificacion Garcia, Moutinho e Marques, Decode, Bubles Company, Philosophy, Laundry, Diesel, Gardénia ou Victor Victória.

Já no segmento de preços mais elevados, as lojas de eleição são a Stivali, Fashion Clinic, Escada, Max Mara, Fátima Mendes, D&G, Trena, Espace Cannelle, Loja das Meias e MyGod. Alexandra Simões de Carvalho explica que «à excepção das lojas Max Mara, Escada e D&G (onde encontrará peças elegantes e intemporais), as restantes são lojas multimarca, ideais para se adquirir peças de criadores e de casas de renome internacional, como é o caso de Alberta Ferretti, Balenciaga, Chloé, Gucci, Prada, Marc Jacobs, Miu Miu, Yves Saint Laurent, a colecção de primeira linha Dolce & Gabanna, entre outros. Consegue adquirir-se peças de tendência e básicos, adequando-se a todas as ocasiões».

Acessórios perfeitos

Na opinião da consultora da Style Your Life, e no que toca a acessórios, no segmento médio, «a melhor loja é a Accessorize, ainda que a Parfois e a B-Design sejam boas opções, principalmente, ao nível de carteiras, relógios, colares e anéis». Como relojoaria, a eleita é a Swatch.

Para adquirir meias e lingerie, são boas opções a Calzedonia, Dim, Oysho, Women’s Secret e Intimissimi, a qual, segundo Alexandra Simões de Carvalho, «tem a melhor lingerie sem costuras do mercado».

Num segmento um pouco mais elevado, o destaque vai para «a Triumph, que criou a linha Body Perfection da Valisere, a melhor para modelar o corpo, e o El Corte Inglés, onde encontrará a melhor secção destes produtos, disponível num só espaço». Para comprar lenços, écharpes, estolas em pêlo e carteiras de cerimónia, «a melhor loja, e com peças mais sofisticadas, é a Strass», afirma a especialista em imagem.

Para bijutaria e peças em metal e/ou prata com pedraria, destacam-se, nos preços médios-altos, a Pedra Dura e a Stone by Stone. Para peças mais sofisticadas e elegantes, sugerem-se a Pianegonda e a Swarovski, enquanto no sector da relojoaria a Boutique dos Relógios.


Veja na página seguinte: As melhores lojas do segmento alto

Pormenores com glamour

No segmento alto relativamente a calçado, carteiras, lenços e écharpes, as melhores lojas são a Stivali, Fashion Clinic, Longchamp, Hermès, Louis Vuitton, Tod´s, Soul, Linda Mendes.

«Tenha em conta que a Hermès tem listas de espera de mais de um ano para as carteiras Kelly e Birkin», adverte Alexandra Simões de Carvalho que adianta ainda que «a Soul é a sapataria ideal para quem quer adquirir sandálias e sapatos Missoni».

No que diz respeito a peças de alta relojoaria e joalharia, duas boas opções, na opinião desta especialista, são a Torres Joalheiros e a Manuel dos Santos Jóias. Em relação a lingerie, Alexandra Simões de Carvalho destaca a La Perla.

Preço médio-alto

Onde comprar...

Básicos Gerard Darel, Bimba & Lola, BCBG Max Azria
Saiba que... Gerard Darel apresenta uma linha mais clássica, «de inspiração parisiense, aliás o chic parisiense reflecte-se na maioria das suas colecções», explica Alexandra Simões de Carvalho.

Vestidos BCBG Max Azria, Extart & Panno e Philosophy
Saiba que... Na opinião de Andréa Schaeffer, «a BCBG é ideal para quem procura um vestido de noite para uma gala ou cocktail, mas também roupa para o dia-a-dia, uma vez que a oferta desta loja é muito feminina e com tecidos fluídos».

Peças elegantes Pedro del Hierro, Tara Jarmon, Purificacion Garcia
Saiba que... Segundo Andréa Schaeffer, «estas lojas oferecem às mulheres a possibilidade de comprar peças elegantes, para uso profissional, mas com um toque especial, saindo um pouco do ar formatado de escritório».

Peças modernas e originais Bubbles Company, Moutinho e Marques, Decode
Saiba que... Na loja Moutinho e Marques pode encontrar peças internacionais da Boss e Marc Cain, enquanto a Decode aposta «num segmento mais jovem e moderno, essencialmente trendy», refere Andréa Schaeffer.

Calças de ganga e segmento jovem Diesel, Pepe Jeans, Miss Sixty, Gardénia, Victor Victória
Saiba que... Segundo a especialista da Style Your Life, «na Diesel poderá encontrar os melhores slim fits. Na Pepe Jeans o destaque vai para as calças de cintura descida».

Artigos em pele e marroquinaria Casa das Peles e VRG.
Saiba que... A Casa das Peles é uma empresa portuguesa com lojas espalhadas por dez cidades portuguesas.


Veja na página seguinte: Os melhores locais para adquirir peças de estilistas portugueses

Criadores portugueses

Na opinião de Alexandra Simões de Carvalho, consultora de Imagem Style Your Life, se procura...

...peças criativas e arrojadas (vestidos, tops, blusas,
t-shirts), o ideal é visitar uma loja da estilista Ana Salazar.

...vestidos encontrá-los-á nos ateliers de Nuno Baltazar, José António Tenente e Alves / Gonçalves.

...peças mais ousadas e sensuais (vestidos e abrigos), prefira os desenhados por Fátima Lopes.


Dica
Se precisa de comprar sapatos e malas, mas tem um baixo orçamento, aposte em na Zara e Massimo Dutti, onde poderá encontrar modelos de tendência.


Texto: Raquel Pires com Andréa Schaeffer (consultora de imagem da Ellora) e Alexandra Simões de Carvalho (consultora de imagem da Style Your Life)

Newsletter

Receba o melhor do SAPO Lifestyle diariamente no seu email.

Notificações

Os temas mais inspiradores e atuais estão nas notificações do SAPO Lifestyle.

Na sua rede favorita

Siga-nos na sua rede favorita.