Todos nos expressamos de várias maneiras, mas a cor e o estilo das nossas roupas é provavelmente o mais evidente. Não só nos protegem como também fazem um “statement” visual sobre como nos vemos a nós próprios.

O nosso vestuário ajuda-nos a definir quem somos. Dá-nos confiança quando sabemos que estamos com bom aspecto, mas pode também diminuir esta confiança quando usamos as roupas, cor e estilo errados.

Gerir a nossa imagem é uma parte importante de quem somos. Mostra a nossa personalidade e estilo de vida. Uma imagem conta mais do que mil palavras! Apesar de sabermos que avaliar pessoas através do seu visual não é sempre o mais correcto, é importante saber que o vestuário e a imagem pessoal são uma forma de comunicação.

Quando escolhermos o nosso guarda-roupa, é essencial sabermos que certas cores e peças funcionam melhor do que outras. Quando uma cor nos fica bem, esta complementa a nossa coloração natural e torna-nos mais bonitas. A psicologia da cor
A cor influencia a maneira como nos sentimos e nos apresentamos. Cores claras dão energia, enquanto cores mais escuras podem retirar essa energia.
Podemos ficar mais bem-dispostas com o uso da cor amarelo-claro e laranja, enquanto cores mais escuras como o castanho e o verde-escuro são quentes e confortáveis.

Muitas pessoas pensam que usar um fato preto numa entrevista nunca pode ser uma má escolha, mas sabia que o preto pode significar autoridade, insegurança e falta de imaginação? Uma alternativa é o castanho, que mostra uma atitude simpática.Em vez de um vestido de noite preto pode usar um vestido roxo, que expressa criatividade e sensibilidade.

A profundidade de uma cor pode-nos ajudar a parecer mais magras ou mais gordas. Uma cor mais escura ‘emagrece’ e uma mais clara dá mais volume.
A próxima vez que alguém lhe perguntar se se sente mal ou se está pálida, questione-se se está a usar a cor errada junto do seu rosto.

Saiba mais na próxima página

Significado das cores
Bege- Ideal para substituir o preto e o castanho no Verão. É uma cor não agressiva, simpática. É ideal para quem tem emprego na área de “coaching” ou recursos humanos, onde uma boa relação é essencial. Desaconselha-se usar o bege sem outra cor mais viva.

Branco- Significa frescura e pureza. Mostra uma personalidade positiva, equilibrada, optimista e individualista.

Azul- Cor da lógica, activa a mente. Simboliza confiança, paz e ordem. Pode também significar autoridade.

Branco- Sugere simpatia e empatia, dá o toque feminino.
Pode também significar pouca confiança e dependência.

Roxo- Simboliza criatividade, sensibilidade e autocontrolo. Pode significar arrogância e autoridade.

Vermelho- Cor da energia. Dá autoconfiança e autocontrolo. É a cor de estimulação e mostra uma personalidade forte. É também uma cor agressiva, e pode significar alguém com carácter dominante e impaciente.

Verde
- Sugere calma e mostra criatividade e imaginação. Também pode significar uma pessoa cautelosa que não confia nos outros facilmente. É um observador na vida.

Metodologia de cor
Nas consultorias onde se trabalha com cor, o sistema ‘Munsell Colour System’ é muito utilizado. Este sistema é baseado na resposta do olho humano. Este método é usado em inúmeras aplicações, entre elas na indústria de impressão e codificação de tinta para cabelo.
As 3 características de Munsell, a ‘tonalidade’ (hue-undertone), a profundidade (value-depth), e a luminosidade (chroma-clarity) são usadas na descrição das melhores cores para cada coloração.

Tonalidade
Uma cor pode ser mais fria, baseada no azul (fúchsia, verde-pinho) ou mais quente, baseada no amarelo (vermelho-tomate, verde-azeitona).

Profundidade
Uma cor pode ser mais clara ou mais escura (escala entre preto e branco, com todas as sombras de cinzento entre elas).

Luminosidade
Mostra a luminosidade de uma cor. Há cores mais vivas e vibrantes que reflectem a luz, enquanto outras são mais suaves que absorvem a luz. O tipo de tecido também tem influência.

A beleza e a funcionalidade do sistema Munsell encontra-se no facto de poder ser usado tanto para descrever a coloração natural de uma pessoa, como na definição das cores que esta pessoa deve usar, de forma a criar harmonia e equilíbrio entre os dois.

Saiba mais na próxima página

Categorias de coloração
Baseado nas três características: profundidade, tonalidade e luminosidade, resultam as seis categorias principais de coloração (cada uma com quatro subgrupos). Estas categorias têm características físicas únicas: Light (Luminoso), Deep (Profundo), Warm (Quente), Cool (Frio), Clear (Claro) e Soft (Suave).

Descobra na descrição abaixo a sua coloração principal, e algumas das suas melhores cores para parecer mais bonitas, jovem e saudável. As cores são divididas em cores neutras e cores da moda. As cores neutras são as cores ideais para peças básicas como casacos e fatos. As cores da moda ou cores favoritas são as cores que podem ser combinadas com estas cores neutras.

Light
- Tem cabelo loiro claro ou muito claro, pestanas e sobrancelhas claras
- Tem olhos azuis-claros ou verdes-claros
- Tem pele "porcelana" e delicada
Conselho: De forma a atingir harmonia e equilíbrio, precisa de usar cores claras a médias. Evite cores muito escuras.
Cores indicadas
Neutras:Branco suave, cinzento claro, castanho ‘pedra’, verde-claro.
Adicionais:Alperce-claro, turquesa-claro, azul ‘céu’ claro, cor-de-rosa suave. Mulheres famosas ‘light’: Claudia Schiffer, Gwyneth Paltrow.

Deep
- Tem cabelo preto a castanho-escuro
- Tem olhos castanho escuros
- Tem pele clara a muito escura
Conselho: De forma a atingir harmonia e equilíbrio, precisa de usar cores escuras e fortes, com ou sem contraste. Evite usar só cores pastéis.
Exemplos de cores:
Neutras: Preto, chocolate, beringela, toupeira
Adicionais: Roxo, verde-esmeralda, escarlate, azul-vivo. Mulheres famosas ‘deep’: Catherine Zeta-Jones, Catarina Furtado, Fátima Lopes

Saiba mais na próxima página

Warm
- Tem cabelo ruivo, pintado em tonalidades de laranja ou encarnado
- Tem olhos azuis, verdes ou castanho-claros
- Tem pele dourada ou com sardas
Conselhos: Use cores com uma tonalidade quente (amarelo ou dourada) com uma profundidade média. Evite usar apenas cores frias.
Exemplos de cores:
Neutras: Bronze, camel, verde-musgo, turquesa-escuro
Adicionais: Vermelho-alaranjado, aqua, verde-lima. Mulheres famosas ‘warm’: Julienne Moore, Nicole Kidman, Ana Brito Cunha

Cool
- Tem cabelo cinzento ou branco
- Tem olhos azuis, cinzentos ou castanho ‘frio’
- Tem pele com tonalidade fria (azul ou cor-de-rosa)
Conselho: Use cores com uma tonalidade azul ou outras cores frias e cores com uma profundidade média a escura. Procure algum contraste nas combinações.
Exemplos de cores:
Neutras: azul-escuro, cinzento-escuro, pewter (cores metálicas), verde pinho
Adicionais: fúchsia, azul-claro, roxo, verde-garrafa. Mulheres famosas ‘cool’: Judi Dench.

Clear
- Tem cabelo castanho médio ou escuro
- Tem olhos azuis, verdes ou castanho claros
- Tem pele clara e fresca
Conselho: De forma a atingir harmonia e equilíbrio, precisa de vestir cores que dão contraste, por exemplo: cores mais escuras com cores mais claras. Evite cores suaves ou de tonalidades semelhantes.
Exemplos de cores:
Neutras: preto, preto acastanhado, azul-escuro, branco marfim
Adicionais: turquesa, vermelho vivo, cor-de-rosa choque.Mulheres famosas ‘clear’: Demi Moore, Karen Matsenbacher.

Saiba mais na próxima página

Soft
- Tem cabelo loiro, muitas vezes com madeixas
- Tem olhos castanhos, verdes ou azuis suaves (ou combinação)
- Tem pele neutra
Conselho: Use cores de tonalidades semelhantes. As cores mais escuras da sua paleta podem ser combinadas com cores que são ligeiramente mais claras. Cuidado com contraste e as cores fortes.
Exemplos de cores:
Neutras: cinzento-escuro, toupeira, azul-marinho médio
Adicionais: jade, verde acinzentado, violeta suave.Mulheres famosas ‘soft’: Kylie Minogue, Alexandre Lencastre, Mariza Cruz.

Tons pretos
Quase todas as mulheres têm algumas peças de roupa em tom de preto mas nem a todas esta cor lhes fica bem (light, soft, e warm). Neste caso, aconselha-se a não usar o preto junto ao rosto, mas sim afastado e combinado com uma cor ideal da sua palete. Numa consulta de cor pode receber uma carteira com as suas melhores 42 cores, para o seu vestuário, e conselhos sobre as melhores combinações entre elas.

A consulta de cor mostra
- Como certas sombras complementam a nossa coloração natural e outras não;
- Qual é a nossa coloração dominante e como esta determina quais as cores que nos favorecem naturalmente;

- Como nos maquilharmos de forma natural e rápida com as nossas cores ideais;

- Como nos vestirmos e combinarmos cores de forma a atingir a imagem que desejamos, tanto no lazer como no trabalho;
- Como coordenar o vestuário e atingir mais combinações sem comprar mais roupa;

- Como combinar melhor as cores que já temos;

- Onde comprar roupa com as nossas cores ideais nesta estação.

Imagem:© Melissa Schalke - Fotolia.com

Agradecimentos: Manon Rosenboom Alves & Wieneke Van de Vrede, consultoras de imagem ColourmeBeautiful

Veja ainda:

Apostar na imagem pessoal

Escolha a roupa adequada ao seu corpo

Newsletter

Receba o melhor do SAPO Lifestyle diariamente no seu email.

Notificações

Os temas mais inspiradores e atuais estão nas notificações do SAPO Lifestyle.

Na sua rede favorita

Siga-nos na sua rede favorita.