Ano após ano, o ritual sucede-se. A cada estação os desfiles de moda ditam não só as tendências do vestuário, mas também dos cabelos e da maquilhagem. E é sobre esta que lhe falamos neste artigo. O look natural está na moda e os olhos são a parte do rosto que mais se destaca, surgindo, por vezes, esborratados e esfumados, à semelhança de estações anteriores.

No que diz respeito às cores, ganham protagonismo o bordeaux, os tons cereja e vermelho rosa nos lábios, bem como o azul, o rosa e o lilás nos olhos e, em ambos, os tons metálicos. «Todas queremos ter o look perfeito», refere a maquilhadora Lia Cardoso.

A maquilhagem é um dos truques para o conseguir, pois com os produtos certos aplicados de forma correta «é simples tirar partido do seu rosto, acentuar os pontos fortes e disfarçar os fracos», afirma ainda. Mais importante do que saber as tendências é saber usar os produtos e tirar partido deles. A especialista em beleza dá-lhe, de seguida, todas as dicas.

3 conselhos para um olhar sublime:

1. Como conseguir um olhar profundo

«Se tiver os olhos pequenos, aplique uma sombra de olhos por toda a pálpebra superior até à linha da órbita e até à metade da pálpebra inferior, esbatendo corretamente. Se tem os olhos muito próximos, desenhe um triângulo com um lápis de olhos a partir dos cantos externos até metade da pálpebra inferior e aplique uma sombra mais escura, esbatendo-a», recomenda Lia Cardoso.

2. O que fazer se tem pouca pálpebra móvel

«Aplique sombras claras por toda a pálpebra e, com a ajuda de um pincel de esfumar, aplique uma cor mais escura ao longo da linha da órbita, esbatendo-a para cima e para o exterior», aconselha a maquilhadora. «Poderá complementar com um eyeliner para definir melhor o olhar e aumentar os seus olhos», acrescenta ainda Lia Cardoso.

3. Como disfarçar rugas de expressão

«Se tem rugas, não sature o contorno de olhos com pós, pois apenas irá secar ainda mais a zona e evidenciá-las», alerta a especialista. «Antes de aplicar a sombra de olhos nas pálpebras, coloque primeiro um pouco de corretor de olheiras e de seguida o primer de sombra do tom da sua pele, que irão ajudar a ocultar os vincos nas pálpebras», sublinha ainda.

Os produtos essenciais a que pode recorrer:

- Corretor Lumière Sculptant Diorskin Star de Dior, à venda em perfumarias, tem uma textura elástica que produz um efeito lift que alisa e esculpe a zona do contorno dos olhos, abrindo o olhar. Ao longo das aplicações, contribui para reduzir os papos, olheiras e pequenas vermelhidões.

- Grandiôse de Lâncome, também disponível em perfumarias, é outra solução. Com um design inspirado no pescoço de um cisne para facilitar a aplicação, a máscara combina uma escova de ultra precisão com uma fórmula ultra preta para conseguir um efeito pestanas ampliadas e um olhar cativante.

- Sephora It Palette Smoky, à venda nas lojas Sephora, é uma palete com sombras de 12 cores, em tons de cinzento e preto, que pode usar em separado ou em conjunto, para criar um olhar esfumado à medida, do mais discreto ao mais sofisticado. Inclui um lápis e um pincel numa caixa pitão ultratendência.

Veja na página seguinte: 3 conselhos que confirmam todo o poder do iluminador 

3 conselhos que confirmam todo o poder do iluminador: 

1. Para disfarçar as olheiras

«Aplique uma linha da largura do pincel do iluminador (escolha sempre os iluminadores em caneta, pois são muito mais fáceis de aplicar) na zona das olheiras e dos papos e, com a ponta dos dedos, dê suaves pancadas para esbater o produto totalmente», aconselha a maquilhadora. Prefira os tons amarelados», sugere ainda Lia Cardoso.

2. Para atenuar os papos

«Antes da maquilhagem, utilize um creme refrescante para diminuir o inchaço e o cansaço dos olhos e evite os corretores. Opte por aplicar apenas iluminador e rematar com pó translúcido, pois a sua ação matificante vai ajudar a disfarçar o inchaço, uma vez que atenuará o brilho», sublinha a especialista.

3. Para modelar o rosto

«Para adelgaçar o maxilar, pinte uma cunha comprida imediatamente acima do ângulo do maxilar e, depois, esbata cuidadosamente», aconselha Lia Cardoso. «Para acentuar e destacar as maçãs do rosto, desenhe triângulos alongados abaixo dos malares, preencha-os e, depois, esbata-os», aconselha ainda.

Os produtos essenciais a que pode recorrer:

- Double Wear Brush-On-Glow BB Highlighter, de Estée Lauder, disponível em perfumarias, proporciona luminosidade e hidratação imediatas e durante todo o dia, para além de minimizar a aparência de imperfeições. Este produto reflete a luz e a Tecnologia Photo Optic faz com que ilumine as sombras do rosto e ajude a disfarçar o aspeto cansado.

- Touch Eclat Colector Wild Edition de Yves Saint Laurent, à venda em perfumarias, é uma edição limitada do produto que as estrelas não dispensam. Capta e reflete a luz, apagando qualquer sinal de fadiga e iluminando o rosto sem brilho.

- Eclat Lumière de Chanel, também disponível em perfumarias, elimina as zonas de sombra do rosto, atenua as rugas e esconde olheiras e os sinais de cansaço, exaltando a luminosidade do rosto. Tem uma textura fluida e suave que se funde facilmente na pele.

Texto: Rita Caetano

Newsletter

Receba o melhor do SAPO Lifestyle diariamente no seu email.

Notificações

Os temas mais inspiradores e atuais estão nas notificações do SAPO Lifestyle.

Na sua rede favorita

Siga-nos na sua rede favorita.